São Paulo, Sexta-feira, 30 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA
Campanha pedindo o desarmamento dos bandidos usava negro como modelo; agência poderá pagar multa
Juiz veta outdoor considerado racista

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local

A agência de publicidade Mainardi Propaganda terá que retirar da cidade de São Paulo, em um prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 5.000, os outdoors da campanha: "Você é da paz. Eles não", considerada discriminatória contra a raça negra.
Além do slogan, o outdoor trazia a frase: "Vamos desarmar os bandidos. Não os cidadãos de bem. Campanha de interesse público da Mainardi Propaganda".
Para "ilustrar" o bandido, o outdoor mostra um rapaz negro, armado com uma pistola, usando um gorro e camiseta, com os olhos cobertos por uma tarja.
O juiz Olavo Sá Pereira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, concordou com os argumentos da ação civil pública proposta pelas procuradoras Flávia Piovesan e Maria Regina Fava Focaccia.
O outdoor foi denunciado à procuradoria pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Ambas as entidades pediram uma ação da procuradoria após a publicação, no dia 18 de julho, pela Revista da Folha, do texto "Bala na Agulha", do colunista Joni Anderson, no qual criticava a propaganda e se dizia ofendido.
Além da suspensão do outdoor, a procuradoria pede que a Mainardi seja condenada a pagar indenização por danos morais e a desenvolver uma "contra-propaganda" para neutralizar a mensagem divulgada.
A procuradora Flávia Piovesan argumentou que a campanha, ao associar a idéia do bandido à figura do negro, incorre no crime de preconceito racial.
"Além disso, incita os chamados "cidadãos de bem" a usarem armas de fogo, quando não portar armas é a regra e o porte delas, a exceção", disse Flávia.
Funcionários da Mainardi disseram que a empresa não havia sido comunicada oficialmente sobre a decisão. O dono da agência, Ênio Mainardi, não respondeu à reportagem até as 20h.




Texto Anterior: Presidente da Telefônica vai a Brasília para negar falhas
Próximo Texto: Maranhão: 6 prefeituras podem sofrer intervenção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.