São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Procuradoria investiga publicação sobre história de Taubaté com foto de prefeito
A compra de um lote de 70 mil exemplares de um livro sobre a história de Taubaté (130 km de São Paulo) pela prefeitura da cidade é alvo de uma investigação da Procuradoria da República.
Chamado "Taubaté: Cidade, Educação, Cultura e Ciência", o livro foi escrito pelo diretor (secretário) de Educação e Cultura do município, José Benedito Prado, e traz no prefácio uma foto do prefeito Roberto Peixoto (PSDB), o que fez a procuradoria suspeitar que se trata de propaganda pessoal, o que é ilegal.
Além disso, a prefeitura não fez licitação para a compra do lote, que custou R$ 1,5 milhão, valor pago parcialmente com verba do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), repassado pelo Ministério da Educação.
De acordo com o procurador João Gilberto Gonçalves Filho, que abriu inquérito civil para investigar a compra dos livros, há indícios de que dinheiro público tenha sido usado para fazer propaganda pessoal do prefeito. "O livro traz foto do prefeito rodeado por crianças no prefácio e também menciona em outras páginas projetos da atual administração", disse Gonçalves.
O procurador informou que investigará uma suspeita de superfaturamento na compra dos 70 mil livros, já que o número de exemplares supera o de alunos da rede municipal (55 mil), segundo a própria prefeitura. Até o fechamento desta edição, a prefeitura não havia se manifestado sobre o caso. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS)

Texto Anterior: Panorâmica - Saúde pública: Em quatro dias, três pessoas morrem de raiva em Minas Gerais e no Maranhão
Próximo Texto: Há 50 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.