São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

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TAM anuncia gasto de R$ 8,9 mi com vítimas do acidente

Nesse total estão incluídos adiantamento de indenizações às famílias e pagamento de hotéis, táxi e serviço funerário

Familiares dizem que a empresa não fez mais do que a obrigação e que, em muitos casos, só liberou pagamentos sob pressão

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

A TAM divulgou balanço dos valores gastos até agora com a assistência às famílias das 199 vítimas do vôo 3054. Os números, segundo a companhia, superam os R$ 8,9 milhões e seriam uma demonstração do cumprimento das suas obrigações "além do que exige a lei e os padrões internacionais".
Famílias ouvidas pela Folha dizem, entretanto, que a empresa não está fazendo nada além das suas obrigações e tem, inclusive, relutado em conceder assistência em alguns casos. "Eles [TAM] estão tratando isso como negócio, como números", disse o médico Maurício Pereira, que perdeu uma filha no acidente. "Eles são muito caras-de-pau. [...] Não estão fazendo mais que a obrigação, eles têm seguro para isso", completou Pereira.
O maior gasto anunciado, R$ 3,6 milhões, foi destinado ao pagamento de hotéis e táxi, seguido pelos R$ 2,7 milhões com adiantamentos de indenizações para 91 famílias (cada uma delas recebeu R$ 30 mil).
Também foi contabilizado R$ 1,5 milhão com serviços funerários (como translado terrestre, flores, embalsamamento e jazigo) e mais R$ 712 mil com pagamento de seguro a 48 famílias (R$ 14.883,23 para cada uma delas) -a TAM não soube informar quantas dessas 48 estão entre as 91 famílias que receberam a indenização.
Os R$ 30 mil disponibilizados pela empresa, segundo Roberto Corrêa Gomes, que perdeu o irmão no acidente da TAM, são um adiantamento oferecido pela empresa que será deduzido do valor final de indenização. Ele afirma que sua família não quis o dinheiro. "Nós nem procuramos, não queremos mexer nisso agora. Faz pouco mais de 15 dias que enterramos meu irmão", disse.
Essa é a mesma opinião do consultor de empresas Christophe Haddad, 41, que também não quis receber o adiantamento. Para ele, que perdeu uma filha, a preocupação agora é "com questões mais amplas", como acompanhar as investigações das causas do acidente.
Haddad também critica a TAM por divulgar os pagamentos feitos até agora. "Eu tive vários aborrecimentos porque a seguradora não estava liberando valores [no enterro da filha]. Eles estão pagando, sim, mas muitas vezes foi na base da pressão. Essa imagem de bonzinho é um pouco fora de propósito", afirmou ele.
De acordo com as famílias, o valor pago do seguro é bem inferior ao real. Segundo elas, se o valor fosse corrigido, deveria ser de mais de R$ 120 mil (e não R$ 14.833,23).
A lista completa de gastos, que inclui até o número de ligações recebidas pelo 0800, pode ser consultada no site (www.taminforma.com.br).

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