|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Prova mostra o que se deve ensinar
da Reportagem Local
"Não basta mais saber. Tem que
saber fazer." É essa a definição de
conhecimento da relatora das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Guiomar Namo de Mello. É também esse o tipo de conhecimento que deverá ser avaliado hoje pelo Enem.
Mesmo nas escolas onde já vêm
ocorrendo transformações nos
currículos e nas formas de ensinar, a expectativa em relação ao
exame é grande.
"O que esperamos é que essa
prova mostre os novos papéis da
escola", afirma Luiz Eduardo
Cerqueira Magalhães, diretor do
Colégio Santa Cruz, de São Paulo.
"O exame vem em uma hora
muito legal para sinalizar que as
universidades devem se preocupar
com transformações no vestibular", diz Ciro de Figueiredo, presidente do Grupo -entidade que
reúne escolas particulares no Estado de São Paulo.
Ou seja, o Enem aponta para
mudanças tanto no ensino que
ocorre antes dele como depois.
Na área educacional convencionou-se denominar de "tirania do
vestibular" a influência que esse
tipo de avaliação exerce sobre todo o sistema de ensino.
"O ensino médio teve um desvio
muito grande por causa disso. Ficamos anos ensinando traquejos
para se fazer uma prova", diz Figueiredo, que também dirige o colégio Friburgo em São Paulo.
Outro setor que deve ser afetado
pelo Enem é o mercado de livros
didáticos -segundo o diretor do
Colégio Nossa Senhora das Graças, Eduardo Roberto da Silva. "O
livro didático ainda mantém uma
divisão estanque por disciplina."
A curiosidade em relação ao
Enem não se limita ao tipo de raciocínio que será exigido dos estudantes. "O que vamos ver é o que
de cada disciplina foi importante
para isso. Teremos de decodificar
a prova", diz Magalhães.
A definição do Enem dada pela
presidente do Inep (órgão do MEC
responsável por avaliações), Maria Helena Guimarães de Castro,
mostra que essa tentativa de "decodificação" da prova será, realmente, necessária.
"Estamos preocupados com a
capacidade de raciocínio, de resolver problemas. Não tem nada de
decoreba. Mas ao mesmo tempo,
se o aluno não tiver domínio dos
conteúdos básicos, eles não terão
competência", diz Castro
(FR)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|