|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Criada em 2001, Gol está em sua melhor fase
Aumento de passageiros e crise na Varig deram à companhia mais lucro e mercado
Nos últimos anos, empresa passou a ocupar espaço no mercado; no mês passado, sua participação foi de 37%. Em 2001, foi de 4,7%
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Gol passa por um momento em que desfruta de excelente
posição no mercado. A crise na
Varig e o aumento do número
de passageiros no transporte
aéreo brasileiro deram a Gol
mais mercado e mais lucros, revertidos em investimentos como a ampliação de sua frota,
ainda em curso.
A companhia, que começou a
voar em 2001, galgou posições
no mercado doméstico brasileiro com rapidez. No mês passado, segundo dados da Anac,
teve uma participação de mercado nos vôos dentro do Brasil
de 37,35%. Há um ano, o percentual era de cerca de 26%.
Em 2001, teve 4,7% de participação de mercado; em 2002,
11,8%, em 2003, 19,4% e em
2004, 22,3%.
No segundo trimestre deste
ano, período de demanda em
alta e encolhimento da Varig,
registrou lucro de R$ 98,1 milhões, 124% de aumento na
comparação com o mesmo período do ano passado. Para ter
uma idéia, a TAM, líder de mercado, que em agosto teve
51,34% de "market share", teve
um resultado positivo de R$ 97
milhões de abril a junho, de
acordo com o último balanço.
A empresa, que abriu o capital em 2004, também vem expandindo seus vôos internacionais: na semana passada iniciou vôos para Santiago, no
Chile, e informou sua intenção
de voar para todas as capitais da
América Latina até 2010.
No mercado internacional,
entre as companhias aéreas nacionais, teve participação de
mercado de 10,7% no mês passado, de acordo com a Anac.
A frota da Gol é formada em
sua maior parte por aviões arrendados. A companhia aérea
opera atualmente 55 aeronaves, entre Boeings-737/300,
Boeings-737/700 e Boeings-737/800. Segundo a companhia informa em seu site, tem
atualmente 11 pedidos de compra de aeronaves com entregas
programadas para este ano.
A Gol foi criada por Constantino de Oliveira, dono de um
dos maiores grupos de transporte urbano do país, com mais
de 30 empresas e 4.000 ônibus.
Desde o início, entretanto, a estruturação da empresa teve
uma participação muito forte
de seu filho, Constantino Júnior, presidente da companhia.
Quando começou a operar,
em janeiro de 2001, a Gol enfrentou forte resistência e desconfiança no setor. Companhias de baixo custo e baixa tarifa, como a Gol, eram chamadas na época de "aeropovo".
O forte crescimento da companhia, com custos muito menores do que a concorrência, e
oferta de passagens mais baratas, desestabilizou o mercado, e
é um dos motivos apontados
para a crise de empresas aéreas
como a Varig e a Vasp.
"Havia casos de muitas companhias no passado que tentaram entrar no mercado, que era
dominado por Varig, Vasp e
TAM. Só que a Gol veio com um
modelo diferente, com aviões
modernos, e teve um sucesso
muito rápido, muito grande e
sem precedentes", diz André
Castellini, da consultoria Bain
& Company, que presta serviços para a TAM.
Texto Anterior: Passageiros sobreviveram após queda na selva em 89 Próximo Texto: Jovem é acusado de mandar matar mãe Índice
|