São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem a "fazenda do PCC"

Imóvel foi seqüestrado pela Justiça sob suspeita de ter sido adquirido com parte de dinheiro furtado do Banco Central de Fortaleza

Terreno particular foi tomado por cerca de cem famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados, no Mato Grosso

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma fazenda particular em Rondonópolis (219 km de Cuiabá-MT), que foi seqüestrada pela Justiça sob suspeita de ter sido adquirida com parte dos R$ 164,8 milhões furtados do Banco Central de Fortaleza (CE), em agosto de 2005, foi invadida por sem-terra.
A invasão à propriedade foi realizada por aproximadamente cem famílias ligadas ao MTA (Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados) na madrugada da última quarta-feira.
A propriedade é um dos 11 imóveis espalhados pelo país que foram identificados pela Polícia Federal como possivelmente comprados com dinheiro do assalto ao BC.
Entre os bens, todos seqüestrados pela Justiça, há ainda uma outra fazenda.
O seqüestro dos bens ocorreu no rastro da Operação Facção Toupeira, realizada no início deste mês.
A operação da PF frustrou um possível assalto a bancos de Porto Alegre (RS) organizado por pessoas que, de acordo com o órgão federal, tinham ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e com o assalto ao Banco Central de Fortaleza.
Em algumas das propriedades seqüestradas, a PF apreendeu dinheiro em espécie, um total de quase R$ 1 milhão. Na fazenda invadida, o órgão não encontrou dinheiro.
O delegado Alex Sandro Biegas, da PF de Rondonópolis, disse que um documento sobre a invasão foi encaminhou à sede da PF em Brasília. Em Brasília, a assessoria de imprensa da Polícia Federal disse que não foi informada da invasão. Biegas ainda não sabe que medida jurídica será tomada.
A Folha não conseguiu falar com os líderes do movimento nem com o dono da fazenda.


Colaborou THIAGO REIS, da Agência Folha


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Justiça concede habeas corpus a ex-candidato procurado pela PF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.