São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto para ONGs demole anexos

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos dez projetos que o escritório de arquitetura Vista Urbana fez para entidades comunitárias de São Paulo, os arquitetos tentaram aproveitar o máximo das estruturas existentes. Mas, na maioria dos casos, será preciso demolir os "puxadinhos". "Eles foram feitos sem nenhuma orientação e acabam prejudicando o andamento das atividades e a circulação das pessoas", diz Caio Marin, sócio do escritório. "Teremos de derrubar para poder arrumar. Tem muita sala improvisada."
Os projetos do Vista Urbana são diferentes para cada caso porque as associações têm ações e público específicos. "Há creche, escolas para deficientes, espaço para idosos, cursos profissionalizantes. Pegamos o perfil de cada uma, vimos o que já estava construído e propusemos as obras." Cada uma custa, em média, R$ 200 mil.
O Centro Social São José e a Associação Cultural e Recreativa Turma da Touca, na zona sul, foram os primeiros a conseguir patrocínio e deverão estar prontos em novembro.
Entre as entidades que aguardam patrocínio está o Centro Comunitário e Recreativo do Jardim Macedônia, também na zona sul. Lá, foi a própria comunidade, em mutirão, que construiu a sede. Com o tempo e a necessidade de mais salas, as ampliações ocorreram desordenadamente. "A gente foi improvisando, levantando parede e ficou uma bagunça", conta Gabriela Barbosa de Andrade, uma das educadoras.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pastor prega contra "puxadinho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.