São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGA

País é usado para distribuir coca

Brasil controla tráfico no Paraguai, diz juiz

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O juiz Odilon de Oliveira, da 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS), disse ontem que brasileiros passaram a controlar o tráfico de cocaína no Paraguai. Segundo o juiz, a droga, trazida principalmente da Colômbia, é levada ao Paraguai para evitar o sobrevôo de traficantes em território brasileiro.
Essa rota, de acordo com Oliveira, tem sido mais útil aos traficantes após ter entrado em vigor, em outubro, a Lei do Abate, que autorizou a FAB (Força Aérea Brasileira) a derrubar aviões cujos pilotos não se identificarem ou se recusarem a atender ordens de pouso.
O Paraguai, então limitado à produção de maconha, segundo Oliveira, virou um "centro de distribuição" de cocaína para Europa, EUA e Brasil. Os traficantes usam caminhões e carros para trazer a droga ao Brasil. Desde quarta passada, quatro brasileiros foram presos e outro, morto.
No fim de semana, em Pedro Juan Caballero (cidade vizinha a Ponta Porã), foi preso Sandro Mendonça do Nascimento, apontado como aliado do traficante Fernandinho Beira-Mar.


Texto Anterior: Monte Alto: Em SP, mulher é detida por manter filho deficiente mental amarrado
Próximo Texto: Araras: Metade dos presos foge de cadeia superlotada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.