São Paulo, sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Bilhete único em metrô e trem começa hoje

DO "AGORA"

Hoje começa a funcionar a primeira fase da integração do bilhete único na capital. A linha 2-verde (Ana Rosa-Vila Madalena) do Metrô e a linha C dos trens da CPTM foram as escolhidas para o teste do bilhete nos trilhos. O passageiro poderá realizar quatro viagens dentro de um período de duas horas, pagando R$ 3, usando uma vez a rede sobre trilhos.
O grande teste do novo sistema será na noite de amanhã, quando mais de dois milhões de pessoas deverão seguir até a avenida Paulista para participar da festa de Réveillon. As estações de metrô e trem estarão abertas.
Na véspera de o bilhete único integrado entrar em vigor, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que as mulheres com idades a partir de 60 anos serão beneficiadas com a gratuidade no metrô. É isso que prevê um projeto encaminhado pelo governador à Assembléia Legislativa. O texto tem como objetivo agilizar a implantação do bilhete único integrado para ônibus, metrô e trem. Isso porque o Estado igualaria a idade da gratuidade com a da Prefeitura de São Paulo -mulheres, a partir dos 60 anos, e homens, a partir dos 65.
Hoje somente homens e mulheres com mais de 65 anos podem viajar de graça no metrô.
Ainda não há, porém, previsão de quando o projeto será votado.

Integração
A integração é uma promessa antiga dos governos estadual e municipal. Um dos assuntos que provocou a demora da implantação do novo sistema foi justamente a diferença entre a idade da gratuidade usada pelo Estado (65 anos, para homens e mulheres) e da prefeitura (65, para os homens, e 60, para as mulheres). Outra diferença é relativa à passagem para desempregados, que têm, no transporte sobre trilhos, um bilhete gratuito por 90 dias. Nos ônibus, a gratuidade não existe.


Texto Anterior: Administração: Serra bate-boca com simpatizantes do PT em escola
Próximo Texto: Morte terceirizada: Prefeitura estuda privatização do serviço funerário municipal de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.