São Paulo, quarta, 30 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Censo escolar do MEC de 98 contabiliza 400 mil casos no Brasil
Norte e NE têm mais crianças fora da escola

BETINA BERNARDES
da Sucursal de Brasília

Em todos os Estados das regiões Norte e Nordeste do país, a parcela da população de 7 a 14 anos matriculada no ensino fundamental (taxa de escolarização líquida) está abaixo da média nacional.
Em 10 dos 16 Estados dessas duas regiões, a taxa de atendimento escolar (percentual da população de 7 a 14 anos que se encontra na escola, mesmo que não seja no 1º grau) também está abaixo da verificada no país.
Segundo o censo escolar deste ano, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a taxa de atendimento escolar no país é de 96,5%.
De acordo com o MEC, isso significa que estão fora da escola, sem frequentar qualquer nível de ensino, cerca de 400 mil crianças da faixa etária de 7 a 14 anos.
É desigual no país a distribuição dessa taxa de atendimento. Além dos dez Estados do Norte e Nordeste, o Mato Grosso (96,3%) e o Mato Grosso do Sul (95,9%) também estão abaixo da média.
O Estado que apresenta o mais baixo percentual da população de 7 a 14 anos na escola é o Piauí (86,9%), seguido de Alagoas (90,1%). Esses dois Estados também registram as mais baixas taxas da população de 7 a 14 anos matriculada no nível adequado para sua idade, que é o ensino fundamental (antigo 1º grau). No Piauí, a taxa de escolarização líquida é de 85,9%. Em Alagoas, é de 87,6%.
"Se comparamos a taxa de escolarização líquida nacional e da região Nordeste deste ano com a registrada em 91, a situação melhorou bastante", disse Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep.
Em 91, a taxa de escolarização líquida nacional era de 86,1%. Neste ano, é de 95,8%. No Nordeste, a média em 91 era de 72,5%. Neste ano, além de Piauí e Alagoas, somente o Maranhão (89,7%) registrou taxa menor que 90%.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.