São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idade não é limite para artes marciais

da Reportagem Local

Além do aumento de massa muscular "sem excessos", a estudante Renata de Luizi Correia diz que passou a ter uma postura diferente na vida com o caratê, que pratica há seis anos.
"É muito saudável, mas vai além. Adquiri uma segurança que levei para minha vida profissional e pessoal", diz ela, que não tem interesse em participar de competições. "É um alimento mental e físico."
Ela já quebrou o dedo do pé e machucou o tendão durante treinos. "Foi por causa de movimentos errados."
O vendedor Ricardo Romani, 59, pratica kung-fu há 17 anos. "Sou um esportista, mas hoje não penso em competir. O kung-fu fortalece minha energia. Pratico para relaxar e acabar com o estresse", diz.
Uma prova de que a idade não é um limite para a prática das artes marciais é a família de Amélia Yukie Hayakawa, 42. Ela, seu marido e dois filhos -de 10 e 17 anos- praticam caratê juntos. "Conseguimos reunir os benefícios de um esporte com a convivência em família. Ficamos fisicamente quebrados logo após a aula, mas estou sentindo melhoria de resistência a cada dia", conta Amélia. "Tenho me cansado menos na correria do dia-a-dia e também estou mais confiante para encarar os desafios da vida." Segundo ela, seus filhos ficaram mais calmos depois de começaram a fazer caratê. "Se eu ficar parado, morro", diz o menino Cheny, 10.
"Ele está canalizando toda essa energia de uma forma positiva. Sem falar na disciplina que adquiriu com a prática", conta a mãe.
Colega da família nas aulas de caratê, o médico Ari Timerman, 52, pratica há 20 anos. "Estou me sentindo com uma forma física extraordinária. Toda minha família tem tendência a engordar e sou o único que conseguiu manter a forma." (PL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.