São Paulo, segunda-feira, 31 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Urbanização afeta população de macacos

DA REPORTAGEM LOCAL

As obras do Rodoanel Metropolitano tiveram impacto na população de bugios da zona norte. Segundo os arquivos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em 2001, época da construção do trecho norte, seis filhotes foram abandonados pelos pais perto das obras. Esse efeito sobre a fauna na região era previsto no EIA-Rima (Estudo-Relatório de Impacto Ambiental) do Rodoanel.
Como, segundo a secretaria, na zona sul de São Paulo a população de bugios é menor do que na região da serra da Cantareira, os problemas gerados pelo novo trecho da obra deve ser menor.
""Não dá para devolvê-los para o próprio bando. Os demais não os aceitam. Por isso formamos novos bandos aqui na secretaria", afirma Vilma Clarice Geraldo, diretora do setor envolvido no projeto.
Outro problema são as redes elétricas ao longo de áreas habitadas pelos animais. Eles têm por hábito enroscar a cauda nos galhos e acabam fazendo o mesmo nos fios. ""A expansão urbana sobre áreas verdes afeta a biodiversidade dos remanescentes ", afirma outro integrante do projeto, Marcos Kawall Vasconcellos. (JEC)


Texto Anterior: Prefeitura vai levar bugios de volta à mata
Próximo Texto: São Paulo tem tarde mais fria do ano, com 14,9°C
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.