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TRÂNSITO
Obra da passagem no sentido Morumbi-Nove de Julho deverá ser liberada no sábado; no sentido inverso, previsão é dia 20
Liberação do túnel Faria Lima começa dia 4
GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
A Prefeitura de São Paulo deve
começar a liberar o túnel da Cidade Jardim sob a Faria Lima a partir do próximo sábado. No dia 4
de setembro, a passagem no sentido Morumbi-Nove de Julho estará pronta. No dia 20, será o sentido inverso. A última parte, a pista
da avenida Europa para o Morumbi, fica para o final de outubro, segundo a Folha apurou.
A conclusão de boa parte da
obra já em setembro -um mês
antes da eleição- contraria o
cronograma divulgado oficialmente pela prefeitura, que anunciava a passagem subterrânea para novembro, depois até da realização do segundo turno.
Questionada sobre as novas datas, a Emurb (Empresa Municipal
de Urbanização), órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pela obra, disse que não iria se pronunciar. Oficialmente, não confirmou nem negou a informação.
Transtornos
A obra dos túneis provocou
grandes transtornos no trânsito
da região e transformou ruas antes tranqüilas em rotas de fuga
bastante congestionadas.
Além dessa passagem, a prefeitura está concluindo também um
outro túnel sob a Faria Lima, na
avenida Rebouças. Nesse, a administração liberou a parte superior
no dia 20 de agosto, mas ainda estavam faltando os acabamentos
internos dos túneis, como a rede
elétrica e a instalação de ventiladores. Pelo cronograma, deve ficar pronto antes de novembro.
A construção dos dois túneis
começou em janeiro deste ano e
mudou a rotina de bairros próximos como Pinheiros, Jardim Europa e Itaim Bibi.
Um dos exemplos mais claros
desse impacto, a Sampaio Vidal,
antes uma rua quase tranqüila, virou uma avenida. Muitos comerciantes que ficavam nos trechos
interditados para a realização das
obras também sofreram com a
mudança na rotina.
Quando as duas passagens subterrâneas estiverem prontas, a
prefeitura estima que haverá um
aumento de 20% a 30% na velocidade dos veículos.
Túneis mais caros
O túnel da Cidade Jardim foi orçado inicialmente em R$ 82,2 milhões, mas teve um aumento de
47,1%, para R$ 121,8 milhões.
Quando a Folha revelou a decisão, a Emurb alegou "dificuldades
técnicas" para a mudança.
O outro túnel, da Rebouças,
também teve aumento de preço,
de R$ 65,3 milhões para R$ 97,4
milhões. Juntas, as duas obras de
maior visibilidade da gestão Marta vão custar R$ 219,2 milhões.
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