UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Trechos das avenidas serão fechados a partir de domingo, quando começa abertura de passagem sob a Faria Lima

Túnel interdita Rebouças e Eusébio Matoso

AMARÍLIS LAGE
ISABELLE MOREIRA LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo domingo, a Prefeitura de São Paulo dará início às obras de construção de um túnel sob a avenida Brigadeiro Faria Lima (zona oeste), no trecho em que cruza com as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso.
A obra, que foi questionada e depois autorizada pela Justiça em novembro deste ano, custará R$ 66 milhões e tem prazo de conclusão estimado em 11 meses.
Durante esse período, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fará uma série de modificações no tráfego das ruas e avenidas da região.
No dia 11 de janeiro, outra passagem subterrânea será construída sob a Brigadeiro Faria Lima, desta vez como trecho da avenida Cidade Jardim. O prazo para a obra também é de 11 meses, mas o custo é maior: R$ 83 milhões. Este segundo projeto também alterará o trânsito na área.
Na primeira obra, a avenida Eusébio Matoso sofrerá uma das maiores alterações. Ela será interditada, por pelo menos três meses, no sentido bairro-centro, entre a rua Ibiapinópolis e a avenida Brigadeiro Faria Lima. Segundo a CET, aproximadamente 3.300 veículos passam por essa área por hora.
A avenida Rebouças também será interditada no mesmo período, entre as rua Maria Carolina e a avenida Brigadeiro Faria Lima. Por lá, passam cerca de 3.000 veículo por hora.
Além dessas vias, as obras ainda alterarão outros nove trechos nas ruas Ibiapinópolis, Dona Elisa Pereira de Barros, Venceslau Flexa, Maria Carolina, Tavares Cabral, Sampaio Vidal, Capitão Prudente e alameda Gabriel Monteiro da Silva (veja quadro).
O estacionamento de veículos em todas as ruas e avenidas que sofrerão alterações será proibido e as vagas de zona azul (estacionamento pago) em treze ruas e na própria avenida Rebouças serão extintas.
Durante os 11 meses, sete pontos de táxi serão remanejados e cinco cruzamentos ganharão novos semáforos. Linhas de ônibus também terão o sentido alterado nas duas paradas situadas no trecho interditado da Rebouças.
Tanto a CET quanto a Secretaria de Abastecimento e Projetos Especiais prevêem transtornos, principalmente nos dois primeiros dias de obra, domingo e segunda-feira, quando os paulistanos devem voltar para a capital depois do feriado de Ano Novo. Além disso, haverá vestibular no início da tarde de domingo.
Como estratégia de divulgação, até o fim da semana, cerca de 700 mil panfletos serão distribuídos e enviados às casas e estabelecimentos comerciais da área, segundo a prefeitura. Nos panfletos, há sugestões de caminhos alternativos de curta, média e longa distância para os motoristas que trafegam pela região.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a divulgação ainda conta com os meios de comunicação -encartes em jornais e propaganda em emissoras de rádio da capital. No trânsito, serão usadas 400 placas de advertência, 114 placas de sinalização de obras e 36 faixas de pano. Até ontem, no entanto, não havia sinalização no local.
O secretário de Abastecimento e Projetos Especiais, Valdemir Garreta, reconheceu que o projeto trará dificuldades no trânsito da região durante os 11 meses de obras, mas justificou a longa duração da interdição dizendo que "remédio amargo se toma de uma só vez". Para ele, o projeto só perde em tamanho para as obras do metrô na avenida Paulista.
Moradores da cidade ouvidos pela Folha ficaram surpresos com a obra (leia comentários nesta página). Alguns criticaram a iniciativa. "As pessoas que criticaram têm todo o direito de ter uma opinião divergente. A prefeitura está informando e continuará informando as pessoas. A obra vai trazer uma grande melhoria para o transporte da cidade. A prefeitura não medirá esforços para evitar ao máximo os transtornos, apesar de eles serem um mal necessário para quem quer fazer uma intervenção desse porte na cidade", afirmou Garreta.
O secretário ironizou as críticas feitas pelo ex-prefeito Celso Pitta. "A crítica dele é um apoio por si só", disse Garreta.



Próximo Texto: Repercussão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.