UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio terá novidades na queima de fogos

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Mais fogos, mais efeitos especiais e desenhos inéditos -como o "momento do Pan"- são algumas novidades que a Prefeitura do Rio preparou para atrair cerca de 2,5 milhões de pessoas a Copacabana (zona sul) hoje.
Neste ano, serão usadas 16 bombas gigantes -que chegam a atingir 1.200 m de altura e abrem uma circunferência de 650 m. Ao todo, serão 20 mil bombas (156 toneladas) de fogos lançados das oito balsas que ficarão ancoradas a 360 metros da orla, 30% a mais do que em 2002. A cascata de fogos do Forte de Copacabana terá 400 metros, em vez dos 300 metros do ano passado.
A queima de fogos não acontece apenas em Copacabana. A Associação de Moradores e Amigos do Flamengo (zona sul) afirmou que o show de fogos que vai promover será mais longo que o realizado em Copacabana, com 20 minutos de duração. Eles vão lançar ao ar 7.300 bombas, que ficarão em três balsas na baía de Guanabara, a 450 metros da costa.
Na Barra (zona oeste), empresários vão financiar o show pirotécnico com duração de seis minutos, composto de 2.300 bombas, no deque do Quebra-Mar. No píer do emissário submarino, no começo da praia da Reserva, vai haver uma cascata de 80 metros.
Uma série de shows em 11 palcos distribuídos pela cidade trará misturas de MPB, samba, rock, pagode e pop. Os palcos serão montados no Leme, em Copacabana, em Ipanema, no Flamengo, na Barra, na Pedra de Guaratiba, em Sepetiba, em Paquetá e na Ilha do Governador.
A zona norte, também terá uma atração especial nesta virada de ano. O piscinão de Ramos será uma das opções de quem não estiver disposto a enfrentar o trânsito ao atravessar a cidade em direção à zona sul. Lá será realizado um show com a cantora Alcione e com integrantes da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, além da queima de 2,5 toneladas de fogos durante oito minutos.
Aos pés do Corcovado, haverá uma festa privada. Mas os organizadores do evento afirmam que do chão será possível observar uma chuva de pétalas de rosas brancas caindo das mãos da estátua do Cristo Redentor.



Texto Anterior: Réveillon: Festa na Paulista deve atrair 1 milhão
Próximo Texto: Salvador terá 2 comemorações
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.