São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Cálculo usa tempo médio para conclusão

DA SUCURSAL DO RIO

Como não há dados que permitam acompanhar com precisão a trajetória de todos os alunos que entram no ensino superior em determinado ano, a estimativa da evasão total é feita levando em conta o tempo médio esperado para conclusão de um curso, que é de quatro anos.
Mesmo se a taxa brasileira fosse calculada levando em conta um intervalo maior, de cinco anos (existem cursos com essa duração e muitos estudantes podem demorar mais do que quatro anos para se formar), os dados, ainda assim, mostrariam que uma parcela expressiva de estudantes ficou no meio do caminho, uma vez que os 718 mil concluintes em 2005 representam apenas 60% do 1,2 milhão de ingressantes em 2001.
No caso da evasão a cada ano, a taxa é calculada tendo em vista o número de alunos que já estavam no sistema no ano anterior e o número de estudantes que permaneceram estudando no ano seguinte.


Texto Anterior: Metade dos universitários não se forma
Próximo Texto: Com 4%, medicina apresenta o menor índice de evasão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.