São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL

Governo lança novo modelo de identidade e Lula recebe o nº 001

DE BRASÍLIA

Num dos últimos atos de seu governo, o presidente Lula foi o primeiro cidadão a receber ontem o novo modelo da carteira de identidade.
O RIC (Registro de Identidade Civil), similar a um cartão de crédito com chip, vai substituir, a partir de 2011, a atual cédula de RG, em uso há quase 30 anos.
No evento realizado pelo governo para lançar o registro também receberam o RIC Luiz Paulo Barreto, ministro da Justiça, a primeira-dama Marisa Letícia e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.
Além de um chip e os números de CPF e título de eleitor, o RIC também terá informações como nome, data de nascimento, foto, filiação, assinatura e validade.
O RIC vai impedir que a mesma pessoa tire identidades com números distintos em diferentes Estados. Vai ainda permitir que o Brasil adote o Afis (sigla, em inglês, para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais). Com ele, as digitais eletrônicas constarão do RIC.
O novo documento será implementado em todo o país em até nove anos.
Segundo o Ministério da Justiça, responsável pelo RIC, ao longo de 2011 serão produzidas 2 milhões de identidades, começando por Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Moradores dessas cidades serão notificados para fazer o RIC.


Texto Anterior: Ambiente: Siderúrgica CSA, no Rio, poderá perder licença para operar
Próximo Texto: Festa na Paulista atrai 150 mil turistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.