Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Óculos de ouro do cangaceiro Lampião são furtados de museu

Renato Spencer - 14.jul.2008/JC Imagem/Folhapress
Óculos de ouro que pertenceram a Lampião e foram furtados de Casa da Cultura em PE
Óculos de ouro que pertenceram a Lampião e foram furtados de Casa da Cultura em PE

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

Um par de óculos que pertenceu ao cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), foi furtado no último domingo da Casa da Cultura de Serra Talhada (412 km de Recife). O crime aconteceu, segundo a Polícia Civil de Pernambuco, durante o horário de visita.

A peça, feita em ouro 16 quilates, fazia parte do acervo do local e foi doado por descendentes de um "coiteiro", nome dado aos que protegiam os cangaceiros.

O museu não possui câmeras de segurança. Os óculos estavam em uma cúpula de vidro, que foi removida pelo ladrão sem ser danificada.

Em nota, a Casa da Cultura de Serra Talhada lamentou o furto e informou que comunicou o fato para entidades de todo o país na tentativa de evitar que a peça seja negociada com colecionadores.

A nota diz que os óculos têm valor histórico "inestimável".

Lampião era cego do olho direito e usava óculos para tentar esconder o problema.

A polícia acredita que, se o furto foi encomendado, a peça já pode estar fora da cidade. Mas os policiais também trabalham com a possibilidade de um crime comum. Nesse caso, os óculos do cangaceiro ainda podem estar escondidos na região.

Ontem, três suspeitos estavam sendo investigados. Um deles foi visto deixando o museu com um volume sob a camisa. A polícia vai fazer um retrato falado dele.

Lampião nasceu em Serra Talhada e morreu em confronto com policiais, em Sergipe. Chefe de cangaceiros, ele foi acusado de homicídios, roubos e saques. Muitos, porém, o comparam a um justiceiro, que roubava dos ricos para ajudar os pobres.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.