Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Souza Cruz poderá retirar seis imagens fortes de seus maços

Fabricante alegou na Justiça que imagens que alertam sobre riscos do tabagismo são uma 'contrapropaganda'

Anvisa criou dez imagens; entre as seis vetadas está a foto de um feto morto ao lado de cigarros apagados

DENISE MENCHEN
DO RIO

A fabricante de cigarros Souza Cruz obteve na Justiça o direito de deixar de veicular nas embalagens de seus produtos seis das dez imagens desenvolvidas pela Anvisa (agência de Vigilância Sanitária) para alertar sobre os riscos do tabagismo.

A decisão, que vale apenas para a Souza Cruz, é de segunda instância e cabe recurso. Entre as imagens questionadas estão a de um feto morto e a de um coração cravejado de bitucas, que advertem para os riscos de aborto e problemas cardíacos.

A Souza Cruz responde por dez marcas em circulação no Brasil, entre as quais seis das dez mais vendidas. A líder é a marca Derby, com cerca de um terço do mercado.

A veiculação nos maços de cigarro de imagens associadas a frases de advertência tornou-se obrigatória no Brasil em 2001. As imagens atualmente em circulação foram apresentadas em agosto de 2008. A Anvisa deu um prazo de nove meses para que as empresas se adaptassem.

No processo, a Souza Cruz questionou a competência do órgão para impor as imagens, que classificou como "contrapropaganda" do produto.

Argumentou ainda que seis delas violam o "direito à informação verdadeira" e são "inadequadas, desnecessárias e desproporcionais", além de "fomentar preconceitos e forjar ideias repulsivas nos consumidores".

Na primeira instância, a 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro decidiu pelo banimento apenas da imagem que mostra um homem com o cérebro ensanguentado.

Com os recursos movidos pela Souza Cruz e pela Anvisa, o caso chegou ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que decidiu liberar a empresa da veiculação das seis imagens contestadas.

A Souza Cruz disse que, como cabe recurso, não tem previsão do início da fabricação de maços sem as imagens.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.