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Rádios FM terão alerta instantâneo de trânsito

Ideia é transmitir informações padronizadas em tempo real

Custos e ação do poder público estão indefinidos; ABNT deve definir regras no começo de 2012

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

Empresas de comunicação, tecnologia e engenharia automotiva preparam a difusão no país de um canal de mensagens de trânsito via rádio FM e navegador de GPS.

O serviço deverá transmitir informações padronizadas aos motoristas, em tempo real, sobre as interferências em vias urbanas e em rodovias.

Os alertas -como congestionamentos, acidentes e alagamentos- poderão ser exibidos no visor dos aparelhos mais modernos de rádio FM.

Além de mensagens básicas unificadas para diferentes emissoras (possivelmente gratuitas, para fidelizar ouvintes), também devem ser difundidas opções comerciais (como rotas alternativas conforme a localização do carro).

O plano é articulado por entidades como AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão).

Tem aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e foi apresentado neste mês ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Os custos e a participação do poder público para obter e transmitir as informações de trânsito estão indefinidos.

Ainda assim, a difusão dos serviços (mesmo que só com a iniciativa privada) é dada como certa por emissoras de rádio dentro de até um ano.

"Há urgência devido à Copa de 2014", diz Ronald Siqueira Barbosa, diretor da Abert, ressaltando a possibilidade de exibir essas informações em diversos idiomas.

O principal empurrão será dado no começo de 2012, com uma consulta pública da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para uniformizar a transmissão das mensagens de trânsito.

Essa normatização já está traçada e visa criar uma regra sobre códigos e nomenclaturas válidas no país inteiro. É baseada em modelos internacionais, onde há serviços desse tipo desde os anos 90.

PROGRAMAÇÃO

A primeira diferença em relação aos atuais serviços de trânsito de rádios FM é tecnológica -devido à exibição no visor de símbolos, texto e, eventualmente, mensagens sonoras (dependendo do aparelho, com possibilidade de interrupção da programação conforme a urgência do fato).

A melhoria da qualidade dessas informações, no entanto, segue incerta, por depender do interesse de governos ou de negócios privados.

Hoje há falta de monitoramento de vias e demora para obter dados de ocorrências.

"Falar que a Rebouças está lenta no pico é chover no molhado. Pelo sistema, dá para pegar a tendência histórica e informar só quando houver pontos fora da curva", diz Ricardo Takahira, coordenador da comissão da ABNT.

Na maior parte da Europa, os alertas são centralizados pelo governo e repassados de forma gratuita, como serviço de utilidade pública. Nos EUA, predominam os usos comerciais por empresas.

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