Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura coloca piso antimendigo em viaduto

Paralelepípedos foram instalados onde moradores de rua costumam dormir

Gestão Haddad diz que ação na Cruzeiro do Sul é para proteger grafites e impedir que fogueiras abalem os pilares

WILLIAM CARDOSO DO "AGORA"

A prefeitura instalou 45 canteiros de paralelepípedo ao redor de pilastras da linha 1-azul do metrô na avenida Cruzeiro do Sul, em Santana (zona norte), onde moradores de rua costumam dormir.

A administração do prefeito Fernando Haddad (PT) afirma que os paralelepípedos foram instalados para proteger as pilastras e evitar que sejam acesas fogueiras.

O fogo, diz a prefeitura, abala a estrutura da edificação e prejudica os grafites do local, integrantes do projeto intitulado Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU).

A colocação dos paralelepípedos faz parte de uma reformulação do canteiro central da Cruzeiro do Sul, que terá novo calçamento e iluminação reforçada.

A aposentada Miraceile Magalhães, 57, ajudava ontem um morador de rua com infecção nos olhos e não gostou do que viu no canteiro. "Se é para instalar pedras, que arrumem antes então um lugar para colocá-los."

"Acho certo colocar essas pedras aí. Não dá para os mendigos fazerem casa. Tem que ser limpo, para os pedestres", diz a aposentada Maria Cecília Alves Rodrigues, 70.

Um dos artistas responsáveis pelos desenhos, Binho Ribeiro, 42, afirma que instituições de caridade deveriam apresentar soluções para os moradores de rua, e não mantê-los onde estão.

"É uma polêmica hipócrita. As pessoas colocam grades e lanças em casa para proteger seu patrimônio."

CHAMUSCADO

Os blocos ainda não surtiram o efeito desejado e pelo menos três grafites estão chamuscados pelo fogo.

"Não adianta, porque o pessoal vai continuar dormindo por aqui, na grama, que é até mais macia", diz o reciclador Angelo Bertoni, 55, que vive nas ruas da região.

Em 2005, José Serra (PSDB) foi criticado por movimentos populares após instalar rampas ásperas, que afastavam mendigos, na passagem subterrânea entre a Paulista e a Doutor Arnaldo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página