Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Órgão avalia proteger casarão de Higienópolis

DE SÃO PAULO

Um casarão dos anos 1920 em Higienópolis e um armazém na Mooca foram protegidos ontem pelo Conpresp (conselho do patrimônio histórico municipal) por meio da abertura de estudo de tombamento dos imóveis.

O casarão fica na avenida Angélica (região central), ao lado do parque Buenos Aires, e abriga uma agência do Itaú Unibanco. É um dos últimos exemplares da arquitetura neocolonial na cidade, segundo o Conpresp.

"A qualidade ambiental gerada por esse bem em conjunto com o parque Buenos Aires configura paisagem que guarda características do início da urbanização da área, nos primórdios do século 20, de importância local e para toda a cidade", diz o órgão.

ARMAZÉNS

Os Armazéns Gerais Piratininga são um complexo de galpões construídos nos anos 1910 na rua da Mooca (zona leste), onde hoje funciona a empresa de mesmo nome.

O conjunto, com cerca de 10 mil m², já havia sido listado para preservação nos anos 1970 pela antiga Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).

Segundo o arquiteto Wayne Almeida de Souza, em sua dissertação de mestrado na FAU-USP, o projeto do armazém é do arquiteto francês radicado no Brasil Victor Dubugras -considerado um dos precursores do modernismo na América Latina.

(VANESSA CORREA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.