Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ex-comandante da Rota lança quadrinhos 'para fãs da PM'

DE SÃO PAULO

A carreira de Paulo Telhada, vereador e coronel da reserva da PM, virou a revista "Coronel Telhada em Quadrinhos", que chegou nesta sexta (27) a bancas de São Paulo e Rio para, diz ele, "atender os fãs da Polícia Militar".

Telhada ganhou notoriedade por seu trabalho à frente da Rota (tropa de elite) e por opiniões como "bandido, para mim, é para a cadeia ou para o saco" --o que lhe rendeu críticas de movimentos sociais.

Segundo a assessoria do coronel, que é vereador em São Paulo pelo PSDB e almeja uma vaga na Assembleia, a ideia é mostrar a vida de um "herói nacional que combate o crime nos rigores da lei".

Para o coronel, o material desmitifica a atuação da PM.

"Infelizmente existe um mito de que ninguém gosta da polícia, mas não acredito nisso. Criança gosta de história policial e adulto também. Prova disso foi a aceitação do personagem capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite'."

A HQ traz situações que os PMs enfrentam nas ruas. São casos reais "estrelados pelo Coronel Telhada, o mais famoso comandante que a Rota já teve", diz a assessoria.

Uma das histórias mostra a ação de Telhada ao perseguir dois assaltantes. O desfecho teve os dois criminosos mortos, mas a revista traz um outro final para os bandidos.

No fim da revista, no entanto, é reproduzido um recorte de jornal do caso divulgado na época acompanhada de um comentário do policial.

Em outra história, o coronel reflete: "No fim, o que muitos não percebem é que o PM é o maior defensor dos direitos humanos".

A publicação, com 32 páginas, custa R$ 5. Segundo Telhada, foram impressos 10 mil exemplares, com custos pagos por patrocinadores. Nas edições seguintes, a intenção é mostrar desfechos reais, como morte de suspeitos.

No Facebook, o movimento Mães de Maio, que cobra a resolução de mortes violentas, criticou a HQ. "Um conhecido comandante linha-dura da Rota, grupo de extermínio institucionalizado, como novo herói infanto-juvenil?"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página