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Paulista terá um anúncio a cada 27 metros

Empresas terão de instalar 7.500 abrigos de ônibus e mil relógios de rua e poderão vender publicidade colocada neles

Principal avenida de SP terá 96 locais liberados para propaganda; já na Faria Lima haverá menos 'poluição visual'

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A "avenida símbolo" da cidade de São Paulo terá 96 anúncios publicitários. Em média, será uma propaganda a cada 27 metros da via.

A gestão Gilberto Kassab (PSD) apresenta hoje os detalhes da licitação do mobiliário urbano, que vai entregar à iniciativa privada o direito de instalar e vender publicidade em relógios de rua e abrigos em pontos de ônibus.

Com isso, a publicidade exterior, proibida desde 2007 pela Lei Cidade Limpa, voltará às ruas. As empresas que vencerem a concorrência poderão instalar até 7.500 abrigos e mil relógios na cidade.

Hoje, São Paulo tem 6.500 abrigos, que serão trocados - os novos poderão ter publicidade. Além disso, a prefeitura poderá requisitar a instalação de mais mil abrigos.

Já a localização dos relógios ficará a critério da empresa responsável, que poderá privilegiar a área que mais interessa aos anunciantes.

Serão duas regras: não poderá haver um relógio a menos de 200 m de outro e as zonas sul, norte, leste e oeste não poderão ter menos de 150 equipamentos cada. No centro, serão no máximo cem.

A Paulista tem hoje 35 abrigos em paradas de ônibus, que serão trocados, e sete relógios, a cada 300 metros.

Com a nova regra, poderão ser instalados até 13 relógios.

Isso totaliza 48 equipamentos na Paulista, com publicidade dos dois lados. Ou seja, 96 faces de anúncio.

Só em frente ao Conjunto Nacional há seis abrigos e um relógio -ou seja, 14 anúncios em apenas um quarteirão.

Se a Paulista pode ficar mais poluída, outros locais nobres ficarão menos.

Na avenida Faria Lima, no trecho entre as avenidas Rebouças e Cidade Jardim, há seis relógios, sendo dois apenas no quarteirão em frente ao shopping Iguatemi, a menos de 50 m de distância um do outro. Isso será proibido.

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