Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Semáforo de pedestre terá vermelho piscante mais longo para evitar correria

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Atenção, pedestres: a partir de agora, os bonequinhos vermelhos piscantes dos semáforos não serão um sinônimo de correria atribulada até o outro lado da rua.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está mudando o tempo dos semáforos, deixando o bonequinho verde aceso por menos tempo e o vermelho piscante por tempo suficiente para atravessar toda a rua.

Por enquanto, apenas 32 semáforos (veja quadro) foram reprogramados e, para indicar isso, ganharam um adesivo verde no poste.

A Folha noticiou o lançamento do projeto-piloto em outubro, no cruzamento da av. Juscelino Kubitschek com a rua Prof. Geraldo Ataliba.

A CET promete que, até o fim do ano, 2.343 cruzamentos tenham os semáforos reprogramados, 81% do total de sinais de pedestres na cidade. Os demais dependerão de troca de equipamentos.

Qual é vantagem da mudança, se o tempo de travessia não vai aumentar?

Wlamir Lopes da Costa, gerente de operações da CET, diz que não dá para aumentar o tempo de travessia para não prejudicar a fluidez no trânsito, mas que o sinal verde continuará a indicar que o pedestre pode iniciar a travessia e o vermelho piscante mais longo traz segurança.

"O novo sistema gera mais conforto e mais segurança." Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transporte, porém, aponta o risco de os veículos avançarem sobre o vermelho piscante e isso aumentar o risco de atropelamentos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.