Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após incêndio, cooperativa vai para espaço menor

DE SÃO PAULO

A cooperativa Granja Julieta está de mudança. Desde 2009 ela funcionava em um terreno na avenida Carmo do Rio Verde, na zona sul de São Paulo. Agora, os cooperados esperam o fim da obra no novo endereço para se mudar.

Já é o terceiro local da cooperativa. O primeiro, maior e com mais infraestrutura, ficava em um terreno cedido pela prefeitura. A cooperativa funcionou lá desde sua fundação, em 2003. Mas, em dezembro de 2008, um incêndio acabou com o lugar.

Quem trabalhava lá nessa época foi para a rua catar material reciclável e vender por conta própria. Só no fim de 2009 os antigos cooperados conseguiram com a prefeitura, após protestos, um novo espaço para reciclar, lembra a presidente da associação, Mara Lúcia Sobral, 46.

Ela conta que, antes do incêndio, eram cerca de 120 colaboradores. Hoje, é quase a metade. "Teve gente que voltou pra rua, se meteu com droga, bebida e não voltou."

Para os que continuaram e para os novos cooperados, mesmo no novo endereço (rua Nossa Senhora do Socorro), alguns problemas do espaço anterior continuam. Há poucos banheiros, não tem esteira e a área é menor.

A única vantagem, segundo Mara, é o fato de ter cobertura. "O espaço é muito pequeno, vai prejudicar nosso trabalho", diz. "Fora que é longe de onde a maioria das pessoas moram, então, existe a possibilidade de muita gente largar esse trabalho por não ter como vir."

A Prefeitura de São Paulo diz que o novo espaço é "compatível com a atividade de triagem de recicláveis, proporcionando melhores condições de trabalho". Segundo a gestão, só falta a instalação elétrica para o fim da obra, e a esteira de triagem já está em processo de compra. (LUISA ALCANTARA E SILVA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.