Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Linha 'nobre' da CPTM está vulnerável

Para especialista, crescimento de 49% na demanda de passageiros dificulta manutenção e operação do sistema

Problemas devem ser solucionados apenas a partir de 2014, com o fim da modernização do sistema dos trens

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

As falhas repetidas que prejudicam milhares de usuários na linha 9-esmeralda da CPTM podem continuar.

Sobrecarregada por causa do aumento de 49% no número de passageiros nos últimos 12 meses, a linha "nobre", que passa perto de regiões como as das avenidas Berrini e Faria Lima, está vulnerável, segundo especialistas em transportes ouvidos pela Folha.

Essa maior quantidade de usuários passou a usar o sistema da CPTM desde que a estação Pinheiros, da linha 4-amarela do metrô ficou pronta, no ano passado.

São pessoas, por exemplo, que usam a linha 5-lilás desde o Capão Redondo e entram na linha 9 da CPTM para chegar até a estação Pinheiros. Lá, acessam a linha 4-amarela para ir à região da Paulista e ao centro.

Para atender esse novo público, oito novos trens passaram a circular na linha 9 em 2011, segundo a CPTM.

Os intervalos entre as composições, em tese, deveria ter ficado menor -usuários, porém, dizem que isso não ocorre em vários dias.

E esses passageiros ainda podem esperar problemas por mais dois anos.

Apenas no final de 2014 é que todo o plano de modernização do sistema programado pela CPTM deverá ficar pronto. De acordo com a empresa, R$ 1 bilhão será investido em todas as suas seis linhas até dezembro.

Deste total, serão R$ 115 milhões na linha 9. Nesta, duas novas subestações de energia serão construídas nos próximos dois anos -uma na região do Socorro (zona sul) e outra perto da estação Cidade Jardim (zona oeste)-, além de vários sistemas de fornecimento de energia.

MODERNIZAÇÃO

Para Telmo Porto, professor do Departamento de Transportes da Escola Politécnica da USP, o problema é que o processo de modernização e ampliação da rede ainda está em curso.

Isso, explica o professor da USP, dificulta a operação e manutenção da linha, pois há cada vez mais gente entrando no sistema. "É como tomar banho e reformar o banheiro ao mesmo tempo", diz Porto.

A CPTM disse ontem que ninguém da empresa foi localizado para falar sobre as causas das panes que afetaram a linha 9-esmeralda.

A companhia afirma que todos os esforços têm sido feitos para atender aos 2,7 milhões de usuários por dia -500 mil deles passam pela linha 9.

Em meio a um processo para "modernizar toda a empresa", a companhia nega que a infraestrutura da linha 9 seja insuficiente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.