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Mercadoria comprada nos EUA teve frete taxado, afirma leitor

DE SÃO PAULO - O gerente de projetos Marcelo Guereta conta que enviou por meio do serviço da TNT Express uma compra feita nos EUA.

Ao chegar ao Brasil, afirma, a mercadoria foi declarada à Receita Federal com valor maior, pois a empresa incluiu o frete, aumentando assim o imposto a ser pago por Guereta.

Ao reclamar, a TNT Express disse que nada poderia fazer, pois o valor já havia sido pago à Receita.

"Já utilizei o mesmo serviço de outras transportadoras e nunca me taxaram sobre o frete. O erro foi do funcionário da TNT aqui no Brasil que não soube discriminar corretamente os valores", afirma.

RESPOSTA A TNT Express informa que houve um erro no preenchimento da documentação por parte do remetente, que incluiu o valor do frete. A empresa diz ainda que entrou em contato com o cliente e explicou o ocorrido.

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QUEIXA: BANHEIROS SUJOS
Banheiro feminino do metrô Itaquera está muito sujo e, com frequência, tem papéis espalhados pelo chão e é mal iluminado. No entanto, os sanitários das estações Guilhermina/Esperança e Belém estão sempre limpos. (Analuci da Silva)

RESPOSTA DO METRÔ
Informa que, após fiscalização, não constatou os problemas relacionados à limpeza.

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QUEIXA: REEMBOLSO DEMORADO
Passagem aérea para voo internacional comprada na Decolar.com teve de ser cancelada em setembro de 2011. A empresa cobrou multa de U$S 200 e taxa administrativa de U$S 70. Até hoje, porém, o reembolso não foi feito. (Americo Sugai Jr.)

RESPOSTA DA DECOLAR.COM
Diz que entrou em contato com o cliente e que lhe esclareceu os procedimentos adotados.

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QUEIXA: COBRANÇA DUPLICADA
Provedor Terra não lançou no sistema fatura paga em 10 de janeiro e cortou a linha. Mesmo com a apresentação do comprovante de pagamento, a empresa cobrou novamente a fatura no dia 26 do mesmo mês. (Tânia Polo Gelmi)

RESPOSTA DO TERRA
Afirma que não cobrou as faturas de março e abril para compensar a cliente.

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QUEIXA: NOTA NÃO ENTREGUE
Em novembro de 2011, a Comgás instalou um aquecedor residencial, mas não entregou a nota fiscal do produto. Após reclamação, a empresa prometeu enviar a nota em até dez dias úteis, o que não ocorreu. (Jesus Matos Barrio)

RESPOSTA DA COMGÁS
Empresa informa que a nota fiscal do equipamento foi entregue no dia 9 de março.

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