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Mais congestionada, Curitiba vai monitorar tráfego em tempo real

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Começou a funcionar ontem em Curitiba uma central de monitoramento em tempo real do transporte público e do trânsito na cidade -uma medida para tentar dar velocidade e aprimorar o sistema de ônibus do município, que é considerado modelo.

Baseado exclusivamente em ônibus e pioneiro na adoção de vias exclusivas, o sistema tem sido preterido devido à alta lotação e à baixa velocidade dos veículos.

Hoje, a capital paranaense já tem mais carros por habitantes do que São Paulo. Não à toa, o trânsito teve piora significativa nos últimos anos.

A central inaugurada ontem, chamada CCO (Centro de Controle Operacional), pretende atacar as duas frentes: além de monitorar, por câmeras, o trânsito da cidade, também terá acesso aos dados de velocidade e localização dos ônibus.

Já existem ferramentas semelhantes em outras cidades do país, como São Paulo.

"Tecnologicamente falando, nós ficamos um pouco para trás", diz a coordenadora de transporte do CCO, Vera Lucia Sai. "O transporte coletivo de Curitiba sempre foi muito confiável. Isso nos deixou numa zona de conforto. Agora é hora de alavancá-lo."

A ideia é que o CCO cobre o cumprimento dos horários de todas as linhas de ônibus de Curitiba, além de permitir o aprimoramento do sistema, identificando trechos problemáticos e até determinando a inclusão de mais ônibus.

Os usuários do transporte público também passarão a saber, por telões nos terminais e estações, a previsão de chegada do próximo ônibus.

No total, os 2.300 ônibus da frota serão monitorados. Os dados são transmitidos via GPS e internet 3G -todos os ônibus foram equipados e têm um console no qual o motorista é informado sobre o cumprimento do horário.

Por enquanto, a operação só abrange nove linhas de ônibus e cinco câmeras de monitoramento do tráfego. Até o final do ano, serão 21 câmeras e 355 linhas monitoradas.

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