Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aplicativo busca agilizar chamada por táxi na capital

Sistema para 'celulares inteligentes' permite escolher carro mais próximo

Serviço é gratuito e já conta com a adesão de 4.000 veículos; pais podem usar programa para 'rastrear' filhos

DO “AGORA”

Fazer uma ligação ou acenar da calçada não são mais as únicas formas de chamar um táxi na capital. Lançado há um mês na cidade, um novo sistema permite ao paulistano escolher o veículo mais próximo e acompanhar seu trajeto em tempo real pela internet, com o uso de um celular. Tudo de graça.

O sistema se chama ResolveAÍ. É um aplicativo criado para iPhone, mas quem não tem um pode utilizar o programa no navegador de internet de qualquer smartphone (veja quadro acima).

O programa localiza e faz um ranking com os táxis mais próximos do passageiro, que pode, inclusive, escolher o veículo que preferir.

O ResolveAÍ funciona em outras 11 cidades do interior de São Paulo e no Rio de Janeiro -nessa, foi lançado há quatro meses.

A ideia surgiu da "frustração" de Gabriel Silva e Rafael Kaufmann, desenvolvedores do sistema. "Quando procurava por empresas de táxi na internet, apareciam milhares de sites desatualizados e com telefones que nem sempre funcionavam", diz Silva.

Como o sistema depende da adesão de cooperativas (são 15 na capital) e de taxistas, nem todos os veículos estão cadastrados. Até agora, cerca de 4.000 táxis já aderiram, de um total de mais de 30 mil em São Paulo.

"A ideia é interessante porque integra com o sistema e dá acesso direto ao carro mais próximo", afirma Ricardo Auriema, presidente da Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frotas do Município de São Paulo).

RASTRO

Além de buscar os táxis, o ResolveAÍ pode servir de "babá eletrônica" e até de "achados e perdidos".

Segundo Gabriel Silva, o aplicativo faz um registro de todos os percursos realizados. Ou seja, pais podem instalar o programa no celular dos filhos para saber seus trajetos, por exemplo.

Caso o passageiro esqueça algum objeto no táxi, também fica mais fácil achá-lo com o programa. O próximo passo é integrar o aplicativo às redes sociais.

(RAFAEL ITALIANI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.