Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Recife se inspira em reforma de Estação das Docas

DE BELÉM

Referência turística no centro histórico de Belém, a Estação das Docas, um complexo de restaurantes, lojas de artesanato, cinema e atrações musicais, está servindo de inspiração para a reforma do porto de Recife.

As docas são uma das poucas localidades do centro histórico que passaram por revitalização. Inaugurada no ano 2000, reaproveitou três galpões de ferro do século 19, com vista para o rio Pará.

A obra, realizada pelo governo estadual, teve um custo de R$ 19 milhões.

Outras atrações do centro que compõem o circuito turístico são a Casa das Onze Janelas (restaurante e museu), o Forte do Castelo (museu) e a igreja da Sé.

Em Recife, o projeto do Porto Novo inclui centro de artesanato, um museu dedicado a Luiz Gonzaga, restaurantes, hotel, centro de convenções e um terminal de passageiros.

Será usada uma área de 1,5 quilômetro que abriga nove antigos armazéns do porto. As obras já estão em andamento e serão inauguradas aos poucos -a previsão é que tudo fique pronto antes da Copa de 2014. Os investimentos chegam a R$ 100 milhões.

A presidente do Porto do Recife, Marta Kümmer, diz que a Estação das Docas de Belém serviu como exemplo de intervenção em um porto tradicional ao se integrar à cidade. Outras inspirações foram o Puerto Madero, em Buenos Aires, e o porto de Barcelona (Espanha).

(AGUIRRE TALENTO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.