Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Juiz manda fechar mostra no MAM-SP por plágio

Artista diz ser dona do projeto; curador nega

DE SÃO PAULO

Em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo desde o dia 3, a série "Encontros de Arte e Gastronomia" recebeu ordem judicial para sua suspensão sob "indícios relevantes de plágio da obra".

A liminar foi concedida pelo juiz Og Cristian Mantuan, da 28ª Vara Cível de São Paulo, na última quarta-feira, em resposta a ação movida pela artista Simone Mattar.

Ela afirma ter apresentado em junho de 2011 proposta semelhante à da atual mostra, em que a cada semana um chef e um artista dividem cozinha instalada no MAM.

Ela diz que, com a recusa do museu, montará no Sesc Pompeia, em 2013, a mostra "Como Penso Como".

O MAM afirmou à Folha, por meio de sua assessoria, não ter sido notificado sobre a liminar. Felipe Chaimovich, curador do museu, nega o plágio. Ele diz que em 30 de maio de 2011 levou o projeto do "Encontros" à diretoria do museu, que o aprovou, e que a informação consta de ata registrada em cartório. Segundo Chaimovich, a proposta de Simone Mattar foi encaminhada em 15 de julho de 2011 e é diferente da presente mostra. (ALBERTO PEREIRA JR.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.