Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Av. Paulista está lenta até aos domingos

Uma das principais avenidas da cidade passa a figurar entre as dez vias mais congestionadas nos finais de semana

Nova ciclofaixa tende a complicar o trânsito, afirma especialista; Rebouças surge entre as piores aos sábados

Victor Moriyama - 16.set.2012/Folhapress
Trânsito intenso durante a tarde do domingo passado, na avenida Paulista
Trânsito intenso durante a tarde do domingo passado, na avenida Paulista

ANDRÉ MONTEIRO
CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

As marginais, o corredor norte-sul e a avenida Bandeirantes ganharam "concorrentes". Duas disputadas avenidas de São Paulo, a Paulista e a Rebouças, engrossam a lista das vias mais congestionadas nos finais de semana.

Aos domingos, a avenida Paulista, que tem apenas 2,7 km de extensão, já figura entre as dez piores vias da metrópole. Chega a ter 1,4 km de lentidão máxima.

Aos sábados, o corredor Rebouças/Eusébio Matoso é outro que também está no "top ten" das vias travadas em seus dois sentidos.

Atinge lentidão máxima de 4,3 km em direção ao centro -em toda sua extensão.

Moradora da Consolação, Rosana Ferreira, 62, diz que o trânsito nas duas vias está muito pior nos últimos finais de semana. "Fica tudo parado até aos domingos", diz.

"Levo mais de 30 minutos só para ir da Rebouças à Consolação. Na Paulista é a mesma coisa. Trânsito pesado."

Os dados sobre o congestionamento nas duas avenidas foram levantados pela Folha a partir de informações no site da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Pela primeira vez, as lentidões em cada via foram divididas por horários do dia, ao longo de todo o mês de agosto. Da análise desses dados, aos menos duas informações se destacam:

1) O trânsito tem se diluído ao longo de todo o dia e o chamado "entrepico", das 10h às 17h, apresenta lentidões muito parecidas com as de horários de pico da manhã;

2) Aos sábados, os índices de lentidão das piores vias se assemelham aos de horários concorridos de dias úteis.

"Agora, a Paulista deve piorar ainda mais do meio da tarde em diante até ser desmontada a ciclofaixa [de lazer, aos domingos]", explica Luiz Célio Bottura, engenheiro e consultor em trânsito e transporte. "A cidade optou por um planejamento em que o comércio se junta em núcleos absorvedores de carros, como shoppings e supermercados", continua Bottura.

"A Rebouças serve de caminho para ao menos dois."

TUDO PARADO

Para quem trafega aos finais de semana, a impressão generalizada é que o trânsito está, sim, cada vez pior.

"Até de madrugada, aos sábados e domingos, está muito ruim", reclama o corretor Ayrton Maciel Pallagi Junior. Ele mora em Santana (zona norte), mas trabalha na avenida Rebouças, a 12 km de distância de casa.

Pallagi Junior, 50, gasta, em média, uma hora no trajeto -já encarou mais de duas horas de trânsito lento. Pegou fila até as 4h na Rebouças. Detalhe: de madrugada, quando voltava da balada.

Sim, São Paulo está mais travada tanto aos sábados como aos domingos. Em agosto, a média de lentidão entre 10h e 17h (pior horário aos finais de semana) foi de 9,3 km. Isso representa quase 20% a mais do que ocorria no mesmo período do ano passado.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.