Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Terraço Itália, 45

Cartão-postal do centro de SP, restaurante que já recebeu famosos gringos e nativos comemora aniversário como reduto casamenteiro

FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO

Sentado em uma mesa do restaurante Terraço Itália, no centro de São Paulo, Francisco Everardo de Freitas, 49, lista os países que já conheceu.

Foram seis, mas o maior orgulho é o curso de um mês que ganhou em Nova York.

Ele é funcionário do Terraço, um dos mais famosos pontos turísticos da capital paulista, que já recebeu personalidades como a rainha Elizabeth 2ª e Frank Sinatra. O local, que completa 45 anos no próximo sábado, leva a boa fama de casamenteiro.

Grande parte dessa história foi acompanhada por Freitas, na casa há 30 anos. Atual maître sommelier do restaurante, que ocupa o 41º e o 42º andares, ele é responsável pelas 12 mil garrafas de vinho estocadas na adega, que fica no subsolo do edifício Itália, no centro paulistano.

Para acompanhar, há opção de prato principal para todos os bolsos: dos mais caros, lagosta e filé-mignon (R$ 128 cada) ao ravióli com mozarela de búfala (R$ 76), de menor preço. Todos, vale lembrar, são individuais.

O menu oferecido no Terraço Itália sofre alterações periodicamente.

Apesar disso, há casos de clientes que pedem pratos retirados do cardápio.

Um dos prediletos e mais lembrados pelos antigos clientes é o camarão no coco.

Para os saudosistas, os funcionários se desdobram. "Já aconteceu de sair alguém correndo no meio da noite para comprar coco", lembra o administrador do restaurante, André Marques.

"O que mais me lembro é do prato, que comi a primeira vez que eu fui ao Terraço, quando estava comemorando 16 anos", conta a desenhista industrial Vivian Landherr. Na comemoração dos 60 anos, ela voltou.

PEIXE NO AQUÁRIO

Uma característica que o Terraço mantém em seus 45 anos é o de casamenteiro. "Já chegamos a ter dez pedidos de casamento em uma única noite", conta Freitas.

"Eles chegam perdidinhos, e a gente acaba participando de todos os preparativos. Eu até já tive que cuidar de um peixinho num aquário. Era onde estava a aliança", conta rindo Freitas.

O engenheiro mecânico Tiago Aurélio Zacanini Carraro, 29, fez tudo sozinho em dezembro de 2010. "Para fazer a surpresa, dei uma caixinha para ela. Quando ela abriu, tinha um relógio. Só depois de tirar tudo da caixa, encontrou o anel. Aí sim, ela começou a chorar", lembra.

Deu certo. Tiago e Morgana Almeida Carraro, 22, casaram em dezembro de 2011.

Confira galeria de fotos

folha.com/fg10214

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.