Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pasquale Cipro Neto

Unido, o povo jamais será vencido

De quantas maneiras é possível ordenar os termos? A alteração da ordem implicará alteração de sentido?

Dia desses vi na TV uma matéria sobre uma passeata em Lisboa. Os portugueses protestavam contra... Contra o grande buraco em que se meteram e foram metidos. A reportagem mostrou pessoas que andavam pela rua empunhando cartazes de toda a (falta de) sorte. Num deles, lia-se uma frase muito usada por aqui há algumas décadas, durante a ditadura: "O povo, unido, jamais será vencido".

Impossível não me lembrar de toda a história que nos entrelaça a nós, brasileiros e portugueses. Impossível não me lembrar de "Tanto Mar", de Chico Buarque. "Já murcharam tua festa, pá", dizia a canção do grande Chico. Parece que agora temos a segunda "murchada": a primeira foi política, quando houve a tentativa de aniquilar a Revolução dos Cravos, em 1974; a segunda, a de agora, é uma "murchada" econômica, já que Portugal vive dias sombrios. Estive lá há duas semanas e pude sentir o peso da crise no ar de Lisboa.

Também foi impossível não me lembrar de outra obra do grande Chico ("Fado Tropical"), esta em parceria com Ruy Guerra: "Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal / Ainda vai tornar-se um imenso Portugal". A história mostra que, dependendo do período, a canção de Chico e Ruy pode ser cantada com a troca de "Portugal" por "Brasil", caso em que "esta terra" passa a ser Portugal.

Pois bem. A frase dos cartazes ("O povo, unido, jamais será vencido") estava também na boca dos manifestantes, que a diziam em voz alta, com pausas "sintáticas": no primeiro impulso de voz, "o povo"; no segundo, "unido"; no terceiro e último, "jamais será vencido".

De quantas maneiras é possível ordenar os termos dessa sentença? A alteração da ordem dos termos implicará alteração de sentido? E a pontuação? É possível eliminar as vírgulas? O sentido mudaria sem as vírgulas que isolam "unido" ou simplesmente não é possível suprimi-las?

Vamos pensar. Comecemos pela eliminação das vírgulas: "O povo unido jamais será vencido". O sentido se mantém? Parece que não, caro leitor. A diferença talvez seja sutil, mas existe. Dou uma dica, com uma pergunta: com qual das duas redações fica claro que o povo ainda não está unido, mas, se se unir, jamais será vencido? Já percebeu? Esse efeito se alcança com mais intensidade quando se põe entre vírgulas o termo "unido".

Sem as vírgulas, a condição expressa pelo termo "unido" já está estabelecida, já é fato consumado. Passa-se então da afirmação de que o povo está unido e por isso jamais será vencido para a exortação ao povo para que se una e, assim, se torne invencível.

Aprender a lidar com a ordem dos termos é fundamental para que se percebam determinados matizes das mensagens que se transmitem. Como lembrei aqui recentemente, não foi por acaso que Caetano Veloso escreveu como escreveu este trecho de sua antológica canção "O Homem Velho": "As linhas do destino nas mãos a mão apagou". Teria sido possível escrever na ordem direta ("A mão apagou as linhas do destino nas mãos"), mas... Mas o efeito não seria o mesmo. Não resisto à tentação de dizer que o "corretor ortográfico" pira com a ordem que Caetano deu aos termos... O infeliz pinta tudo de verde. Pobre "corretor"! Insensível, duro, burrinho: analfabeto.

A esta altura, o leitor já deve ter compreendido por que o título desta coluna é "Unido, o povo jamais será vencido". Temos aí a ordem que mais enfatiza o que se expressa: a união é condição para a invencibilidade do povo. É isso.

inculta@uol.com.br

AMANHÃ EM COTIDIANO

Barbara Gancia

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.