Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Arquitetos se reúnem para fazer casas para cachorros

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem caminha hoje pela alameda Gabriel Monteiro da Silva, na zona oeste de São Paulo, pode ver onze casas projetadas por grandes arquitetos brasileiros. Mas não serão casas de gente e, sim, casinhas para cachorros.

O evento público, que vai até o final do mês, marca o lançamento de um site de proteção aos animais: o Mais Amor aos Animais.

"O objetivo do site é ampliar o debate sobre proteção dos bichos, a questão do tráfico de animais silvestres, da pesca predatória de tubarões, entre outros temas", diz Ana Cordeiro, 52, artista plástica. Foi ela quem idealizou o projeto junto com a protetora de animais Birgit Kherlakian, 55.

Entre as casinhas para cachorros há todo tipo de projeto. O arquiteto Ruy Ohtake, 74, por exemplo, montou uma casa modernista, com curvas e um teto inclinado. Já Siegbert Zanettini, 80, que ama cachorros, projetou uma casa em forma de caracol. "É um lugar apropriado pro bichinho se aninhar", diz Zanettini.

Eduardo Longo desenhou a sua com cara de cachorro. Em formato de cilindro, ela lembra um basset e tem um jardim no teto. "Projetei uma casa bem-humorada, que apelidei de 'ecãológica'", diz Longo.

Nenhum deles jamais havia projetado uma casa para bichos. Esses projetos pioneiros estarão em exposição em lojas de grife como a Viking, a Decameron e a FastFrame.

No dia 5 de novembro, as maquetes das casas serão leiloadas, às 20h, no Museu da Casa Brasileira. A verba arrecadada será destinada a ONGs de proteção aos animais. Mais informações em www.maisamoraosanimais.com.br.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.