Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comissão vai reavaliar ações de aeroportos em incidentes aéreos

Objetivo é prevenir transtornos como o ocorrido em Campinas

DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

Após uma reunião de quase quatro horas envolvendo cinco órgãos do governo, o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse que uma comissão governamental foi criada para reavaliar os procedimentos nos aeroportos do país em caso de incidentes aéreos.

O encontro de ontem foi marcado duas semanas após uma aeronave interditar a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que ficou fechado por quase dois dias.

Segundo o ministro, a comissão vai avaliar mudanças de procedimentos e novos investimentos para evitar transtornos como o de Campinas.

"Essas experiências, mesmo negativas, são importantes para identificar problemas", disse Bittencourt, sem dar um prazo para que a comissão apresente propostas.

Segundo o ministro, há a possibilidade da compra de mais um kit de resgate de aeronaves, como o usado para retirar o avião que parou Viracopos.

Há só um equipamento como esse na América Latina, que fica sob responsabilidade das empresas aéreas. Mas, diz o ministro, é preciso que a comissão avalie se ter mais um equipamento como esse é necessário.

"Nos EUA há três aeroportos com esse equipamento. Na Índia e no Japão, só um", disse Bittencourt.

O ministro disse também que pode haver investimentos nos aeroportos que só têm uma pista para que as faixas auxiliares usadas para trânsito das aeronaves sejam usadas para pousos e decolagens em casos de emergência.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.