Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Haddad convida engenheiro para a Saúde

José de Filippi Júnior, ex-prefeito de Diadema e deputado federal, não confirma convite feito por prefeito eleito

Indicação teve apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; Fernando Haddad vai se encontrar com Dilma

DO PAINEL DE SÃO PAULO

O ex-prefeito de Diadema e deputado federal José de Filippi Júnior (PT) foi convidado pelo prefeito eleito Fernando Haddad para ser o novo secretário municipal de Saúde de São Paulo.

Engenheiro civil, Filippi foi escolhido por ser considerado um bom gestor. Ele foi tesoureiro da campanha de Dilma, em 2010, e da reeleição de Lula, em 2006, papel que havia sido exercido antes por Delúbio Soares, condenado no julgamento do mensalão.

Procurado ontem, ele não confirmou o convite, mas deve se reunir hoje com Haddad.

A indicação de Filippi contou com o aval do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que foi consultado por Haddad em conversas no início da semana. Padilha é do mesmo grupo de Filippi e foi um dos que defenderam a indicação de um político com perfil mais técnico, distante da ala do PT historicamente ligada à saúde.

O vereador Carlos Neder, não reeleito, um dos coordenadores do programa de saúde de Haddad, foi descartado para ocupar a pasta por ter sido apontado como o grande opositor do modelo das parcerias com OSs (Organizações Sociais).

Uma das principais críticas da oposição à campanha de Haddad foi a de querer acabar com as OSs, que administram grande parte da rede de saúde de São Paulo.

Como prefeito de Diadema (1993-1996, 2001-2004 e 2005-2008), Filippi construiu o Quarteirão da Saúde, que inspirou uma das principais propostas de Haddad para a área, a rede Hora Certa.

O nome, no entanto, causou surpresa entre petistas e especialistas de saúde por ele não ser ligado à área. Políticos dizem que Filippi era cotado para outras secretarias.

"O PT tem bons quadros de saúde que conhecem profundamente as questões de saúde do município", diz Florisval Meinão, presidente da APM (Associação Paulista de Medicina).

"Mas ele parece ser um bom administrador, habilidade importante para conseguir direcionar os recursos financeiros escassos", disse.

DILMA

Hoje, Haddad acompanha a presidente Dilma Rousseff em evento em São Paulo. Eles devem aproveitar para discutir o secretariado do petista.

Outro "forasteiro" do ABC cotado para assumir uma pasta, Educação, é Cleuza Repulho, secretária da área em São Bernardo do Campo.

Haddad também está definindo as nomeações de secretários de partidos que o apoiaram. O PT deve perder a queda de braço com o PP do deputado Paulo Maluf pela Secretaria da Habitação. O partido apresentará ao prefeito eleito cinco opções de nomes para a pasta, pleiteada pelo deputado estadual Simão Pedro (PT-SP).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página