Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Águas escoaram com mais rapidez do que antes, diz gestão Haddad

DE SÃO PAULO

A gestão Fernando Haddad (PT) concluiu que a cidade teve um bom comportamento em relação ao temporal que alagou ruas anteontem.

Segundo sua assessoria, o prefeito avaliou que a resposta da cidade foi "boa" e que ele não falaria sobre isso.

A chuva de cerca de 90 minutos deixou mais de 80 pontos de alagamento -metade intransitáveis-, ilhou pessoas em bairros da zona oeste e causou pane em semáforos.

Mas, na visão da gestão Haddad, os problemas foram resolvidos rapidamente devido ao trabalho de prevenção.

"Minha avaliação é que as águas escoaram mais rápido do que anteriormente, e a limpeza foi realizada. Nós limpamos 90 mil bocas de lobo desde que o prefeito anunciou um plano de prevenção das enchentes", disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena.

Haddad anunciou o plano com 16 medidas antienchente no primeiro dia da gestão.

Macena disse que, desde então, foram limpos 213 km de córregos e 90 km de galerias, 1.400 toneladas de entulho foram recolhidas e áreas prioritárias para a varrição foram definidas. E, após o temporal, equipes foram para a rua iniciar a limpeza.

"Tanto é que todo mundo foi trabalhar normalmente. A maioria das ruas estava limpa quando os ônibus começaram a circular. Tanto a água escoou de forma muito mais rápida quanto a limpeza foi muito mais rápida."

Macena, porém, reconheceu que só foram adotadas as medidas mitigadoras "possíveis de serem feitas em 45 dias". "São Paulo ainda vai conviver durante muito tempo com alagamentos, porque tem problemas estruturais."

MORUMBI

Sobre os alagamentos na região do Morumbi, o secretário disse que a prefeitura vai construir dois piscinões na bacia do rio Pinheiros e que um terceiro será feito pelo governo estadual.

"É uma preocupação nossa, mas é uma ação metropolitana", afirmou. (ANDRÉ MONTEIRO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página