São Paulo, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Renda variável deve conquistar espaço na escolha dos clientes

DA REPORTAGEM LOCAL

Com juros reais baixos, a indústria de fundos brasileira se prepara para um momento de virada, em que a maioria dos investidores deverá se voltar para aplicações com uma proporção maior de renda variável.
Para fazer essa transição, os bancos e os gestores de recursos investiram tanto nas regras de adequação da venda dos produtos no varejo bancário quanto na capacitação -e certificação- dos profissionais que dão atendimento ao cliente.
Os fundos de renda fixa e DI, que representavam mais de 95% do patrimônio da indústria há 20 anos, hoje somam 43,8%. Já os fundos de ações e os multimercados saíram de quase zero e chegaram no final do ano passado a 35,6%.
Com a migração dos recursos da renda fixa para a renda variável, os administradores de fundos também elevam suas receitas, porque os produtos com ações e derivativos têm taxas de administração maiores.
Para Aquiles Mosca, estrategista do Santander/Real, a crise nos mercados assustou o investidor novato na Bolsa e atrasou essa mudança. "A diversificação que a gente teve em 2006 e 2007 diminuiu com a crise. Agora, com o questionário de perfil de investidor, a volta para os investimentos mais arriscados será mais consciente e mais acertada", disse.
"Vamos ter 50% dos clientes investindo em ações aqui também, como acontece nos EUA. E temos que estar preparados para isso", disse Marcos Villanova, diretor-executivo de investimento do Bradesco e coordenador das discussões do "suitability" (adequação) no varejo.
Segundo Osvaldo Nascimento, diretor de investimento do Itaú Unibanco, a mudança na alocação de investimentos com base no perfil de risco do brasileiro vai forçar o mercado a se reorganizar para atender um cliente mais exigente e consciente de suas aplicações.
"O mercado vai ter de qualificar os gerentes", disse Nascimento. "Você sai daquela fase que deixava o dinheiro rendendo sem fazer nada e vai para uma em que precisa olhar qual o seu apetite de risco."


Texto Anterior: Saiba mais: Regras são iniciativa de regulação
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.