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AVIAÇÃO
Número é superior ao anunciado pela empresa e "dribla" decisão do Cade
Varig devolverá 13 aviões até junho
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
A Varig fará um bom enxugamento na sua frota de aviões nos
próximos meses, reduzindo a
oferta de assentos e facilitando a
fusão planejada com a TAM.
A Folha teve acesso ontem a
uma lista de 13 aviões que a Varig
aluga da empresa GE Capital
Aviation Services e que serão devolvidos até junho. O número é
mais do que o dobro do que os
seis aviões que a Varig afirmou
que devolveria quando anunciou
o acordo de compartilhamento
com a TAM, na segunda-feira.
Para o consumidor, a devolução
dos aviões representará menor
oferta de assentos, o que pode elevar os preços das passagens. Para
os trabalhadores das duas empresas, pode significar mais demissões -o que as companhias negam que ocorrerá.
A devolução dos aviões faz parte
do processo de enxugamento da
Varig. Irá driblar parte das exigências que o Cade (Conselho
Administrativo de Defesa Econômica) fez às duas empresas. O órgão exigiu anteontem que nenhuma aeronave, além das seis divulgadas oficialmente pela Varig,
fosse devolvida.
O objetivo do Cade é garantir
que as empresas possam sobreviver caso o processo de fusão dê errado. A entidade fixou 19 deste
mês como data limite para que
não haja devoluções. A Varig está
decidida a fazê-las após essa data.
Segmentos da Varig insatisfeitos com a fusão consideram que a
devolução dos aviões dará à TAM
maior poder nas negociações, já
que esta última manterá sua atual
frota operacional (18 Fokker estão
parados desde setembro passado
para serem devolvidos).
A Varig confirmou que devolverá os 13 aviões. Disse que o procedimento estava previsto antes
do acordo de compartilhamento.
As duas empresas se comprometeram com o Cade a assinar um
acordo no dia 19 que garanta que
a fusão será concretizada.
A Varig tem uma frota oficial de
116 aviões e a TAM, de 102. Parte
das aeronaves que a Varig devolverá pode ser usada nas oito rotas
incluídas no acordo de compartilhamento de vôos, como São Paulo (Congonhas)-Curitiba. É o caso
de quatro Boeing 737-500.
O projeto inicial da Varig era
devolver os aviões porque não
conseguia pagar seus aluguéis
(que variam de US$ 170 mil a US$
450 mil por mês). Há três meses a
empresa não paga o leasing. A Folha apurou que a Varig deve usar
os Airbus da TAM para alguns
vôos internacionais.
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