São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA

Fábio Rodas compra imóvel da família Ortenblad

Centenária, fazenda berço da raça tabapuã troca de mãos hoje em SP

Yukio Sugahara - 02.jun.03/Folha Imagem
Gado da raça tabapuã, na Fazenda Água Milagrosa (São Paulo)


MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A fazenda Água Milagrosa, há cem anos nas mãos da família Ortenblad, muda de dono a partir de hoje. Berço da raça tabapuã (nome dado em homenagem à cidade paulista onde fica a propriedade), a fazenda passa para o comando de Fábio Zucchi Rodas, presidente da Montecitrus.
Carlos Arthur Ortenblad -a terceira geração da família, e como ele próprio se autodefine, "no outono da vida"- diz que vende a fazenda devido a "uma inexistência de sucessão viável". Foram oito meses de negociações, mas Ortenblad diz que a obra maior de seu pai -a criação da raça tabapuã- será preservada. O valor da transação não foi divulgado.
Rodas, apesar da tradição na citricultura, também é pecuarista e diz que a raça tabapuã, hoje com 400 mil animais espalhados pelo país, "receberá atenção especial".
Com 3.065 hectares, a fazenda tem 2.700 animais da raça, 100 mil pés de laranjas e 60 mil de seringueiras. O laranjal fica como está, já que a Montecitrus tem 10,5 milhões de pés no Estado, e a prioridade de investimentos está no sul do Estado, onde os pomares estão menos sujeitos a doenças.
No caso do gado, Rodas diz que o objetivo é melhorar a raça, com o apoio dos técnicos da Embrapa e da USP, e disseminar ainda mais o gado pelo país. Um dos novos mercados para a raça tabapuã será o Estado de Rondônia, diz ele.


Texto Anterior: Agrofolha
Financiamento: Agricultor pode ter pagamento facilitado

Próximo Texto: Exportação: Brasil fecha US$ 31,4 milhões em negócios em feira de orgânicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.