São Paulo, sábado, 01 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo de energia cresce 3,6% em fevereiro

Temperatura amena explica expansão baixa, diz ONS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O consumo de energia elétrica aumentou 3,6% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2007. No acumulado em 12 meses, o aumento está em 5%. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) considerou baixas as taxas de crescimento para esse período e atribuiu o menor ritmo de crescimento a temperaturas mais amenas do que o normal em fevereiro.
De acordo com os dados do ONS, em fevereiro o consumo foi de 51.715 MW (megawatts) médios. Desse total, as regiões Sudeste e Centro-Oeste consumiram 31.615 MW médios, ou 61%. Os dados não consideram o consumo do chamado "sistema isolado" (Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá). Esses Estados não estão ligados ao resto do país e são abastecidos por termelétricas a óleo.
Na quinta-feira (última informação disponível), os reservatórios de água das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste estavam com 65,2% de sua capacidade, 2,5 pontos percentuais acima do nível de risco. No Nordeste, os reservatórios estavam em 47,9% (26,3 pontos acima do risco).
Mesmo com o aumento das chuvas verificado nas últimas semanas, o governo decidiu manter ligadas termelétricas para diminuir o risco de racionamento. Na quinta, 18 termelétricas funcionaram por determinação do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), gerando 1.728 MW médios. No próximo dia 19, o CMSE deverá se reunir para decidir se mantém as termelétricas ligadas.
Estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ligado à Presidência da República) indica que as chuvas só garantem o suprimento de 2008. Para os próximos anos, seria necessário aumentar a oferta de energia. Segundo o órgão, em 2010 haveria um déficit 9.300 MW entre o crescimento da oferta e o da demanda de energia. Em 2011, esse déficit seria de 13.500 MW.


Texto Anterior: Mercosul: Argentinos impedem novas vendas de trigo
Próximo Texto: Tecnologia: Microsoft barateia Vista no varejo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.