São Paulo, sábado, 01 de abril de 2006

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Intel lança novo design para PCs destinado a países emergentes

DA BLOOMBERG

Paul Otellini, principal executivo da Intel, maior fabricante mundial de semicondutores, apresentou ontem um novo computador e anunciou uma parceria com a Telmex (Teléfonos de México) destinada a acelerar o aumento da utilização de computadores pessoais em mercados emergentes.
A Intel, que realiza mais de 70% de suas vendas no exterior, está criando PCs para países onde esses equipamentos têm de ser mais baratos, mais fáceis de usar e mais resistentes, na tentativa de abrir novos mercados para seus chips.
Otellini, 55, disse que a Intel está trabalhando com os governos do Brasil, do Egito, de Gana e da Nigéria para tentar disseminar a adoção desse tipo de máquina após o lançamento no México, previsto para o segundo semestre.
O governo brasileiro lançou no ano passado o projeto "Computador para Todos", com isenção fiscal para computadores e financiamento do BNDES para o parcelamento desse produto, para aumentar as vendas de PCs para a população de baixa renda.
Além disso, o país deve começar a distribuir em escolas o laptop de US$ 100, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a partir de 2007. A Intel não participa desse projeto.

Preço
O novo PC desenvolvido pela Intel custará entre US$ 250 e US$ 300 (R$ 550 e R$ 660), disse Chico Pardo, executivo da Telmex.
Otellini, da Intel, pretende abrir novos mercados para conseguir cumprir sua promessa aos acionistas de manter um crescimento de dois dígitos nas vendas da empresa. Após terem alcançado a média de 13% nos últimos três anos, analistas prevêem que as vendas da Intel, cujos chips estão em mais de 75% dos PCs de todo o mundo, cairão neste ano.


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