São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

A volta do...
O BNDES vai voltar a trabalhar com planejamento estratégico. Darc Costa, vice do banco, instalou ontem, no auditório do BNDES, 7 câmaras técnicas e 43 grupos de trabalho para planejar o desenvolvimento do país.

...planejamento
Será mobilizado um exército de 690 funcionários para fazer o planejamento estratégico do banco. O planejamento sempre foi uma das atribuições do BNDES até o governo FHC.

Virada de jogo
Após queda de 3% na primeira quinzena do mês, o comércio atacadista de tecidos fechou maio com alta de 5% nas vendas sobre abril, informa o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de São Paulo.

Mais um...
Tribunal gaúcho extinguiu a ação de cobrança de direitos autorais que o Ecad movia contra o grupo GNC Cinemas, que atua no RS e em SC. O Ecad estipula pagamento de 2,5% da renda bruta do cinema, considerado "extorsivo" pelos exibidores.

...round
O Ecad recorrerá da decisão, que considera isolada, "já que há outras decisões do STJ nesse sentido favoráveis ao Ecad, caso do cinema UCI, na Bahia".

Balanço
O Jack Daniel's investirá R$ 1,5 milhão neste ano na estréia do projeto JDDJ, que traz, neste mês, DJs internacionais para tocar em boates paulistas.

Em alta
O Freelander, utilitário esportivo da Land Rover, supera as projeções de negócios no Brasil. A expectativa de vendas do produto para este ano saltou de 350 unidades para 600, depois de a companhia já ter vendido 170 veículos -pouco mais de um mês após o lançamento.

Descanso
A Probel apresenta hoje em SP seu novo produto: o colchão de um lado só. Feito com látex, o colchão dispensa o rodízio de lados. Até o lançamento do produto a Probel investirá cerca de US$ 100 mil.

No Brasil
O ministro dos Transportes do Uruguai, Lucio Cáseres, está no Brasil para participar da abertura da 10ª edição da Intermodal South America 2004, amanhã, em São Paulo. A autoridade uruguaia tem como objetivo estreitar negócios com exportadores brasileiros.

Teleconferência
O Corecon-SP realizará nesta sexta-feira a conferência "As Perspectivas da Retomada do Crescimento do Brasil num Mundo em Crise", com as presenças de Rubens Ricupero (Unctad), Synésio Batista da Costa (Abrinq) e Juarez Rizzieri (Ordem dos Economistas).

Dança de cadeiras
O presidente da Rhodia, Walter Cirillo, é o novo presidente do Instituto Uniemp. Também houve mudança na diretoria executiva, que era ocupada por Cesar Ciacco e agora é de Maurício Prates, que era consultor do Instituto Uniemp.

Debate
O vice-presidente, José Alencar, participa na próxima segunda-feira, em São Paulo, do lançamento do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Setor de Serviços.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Dois lados

Para Alexandre Bassoli, economista-chefe do HSBC Investment Bank, mais uma vez, as metas fiscais serão cumpridas neste ano. No entanto, ele ressalta o aspecto negativo do ajuste fiscal brasileiro: a sua dependência do aumento da carga tributária, enquanto os gastos discricionários caem para compensar o aumento dos gastos correntes e do déficit da Previdência. "É um padrão perverso para o crescimento, tanto pela queda dos investimentos públicos como pelas conseqüências negativas sobre a poupança e o investimento privado."

NO MERCADO

O setor de energia elétrica teve um desempenho bastante negativo em maio. Enquanto a Bovespa encerrou o mês com pequena baixa de 0,3%, o IEE, índice que segue as elétricas na Bolsa, registrou uma desvalorização de 5,8%.

FRASE

A dependência da alta da carga tributária é o aspecto negativo do ajuste fiscal brasileiro


Alexandre Bassoli, HSBC


Próximo Texto: Dias de tensão: Fundos perdem e poupança ganha recursos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.