São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço do gás avança 5,3% para indústria

DA SUCURSAL DO RIO

O preço do GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo) subirá a partir de hoje 5,3% nas refinarias da Petrobras, mas o reajuste só vale para o produto vendido a indústrias, condomínios e estabelecimentos comerciais que utilizam os vasilhames de 45 kg. O botijão de uso residencial de 13 kg não sofreu aumento.
Esse é o terceiro reajuste do GLP industrial e comercial neste ano. O valor do produto aumentou 15% em janeiro e 10% em abril, após ficar quase cinco anos com os preços congelados.
Com mais esse reajuste, a diferença de preço entre o gás residencial e o comercial e industrial chega a 50%, de acordo com o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo).
"Não faz sentido deixar de repassar a valorização do preço do petróleo por tanto tempo e soltar um aumento nesse nível em seis meses. A diferença de preço do botijão de 13 kg é um convite à fraude", afirma Sérgio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás.
De acordo com ele, as próprias distribuidoras podem omitir o uso comercial ou industrial do produto e desviar o gás destinado ao botijão residencial.
Outra fraude possível, diz, é a substituição de vasilhames de 45 kg em condomínios e empresas por "baterias" de botijões de 13 kg, atitudes que colocam em risco à segurança.


Texto Anterior: Querosene de aviação sobe 35% no ano
Próximo Texto: Greve de servidor responde por 82% das horas paradas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.