São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

Empresa de Bush abriu filial em paraíso fiscal

DA REDAÇÃO

A Harken Energy, empresa da qual o presidente George W. Bush foi diretor, e a Halliburton, que era presidida pelo vice Dick Cheney, abriram filiais em paraísos fiscais, supostamente para evitar o pagamento de impostos. A prática, que vem sendo criticada pelo governo apesar de ser comum entre as empresas do país, ocorreu quando Bush e Cheney trabalhavam nas empresas.
As informações foram reveladas por senadores democratas (oposição). A Casa Branca confirmou que, em 1989, quando Bush era executivo da Harken, a companhia abriu uma subsidiária nas Ilhas Cayman, mas negou que houvesse uma esquema de evasão fiscal.
A Halliburton, enquanto chefiada por Cheney, aumentou de nove para 44 o número de subsidiárias localizadas em paraísos fiscais. Cheney presidiu a companhia de energia de 1995 até 2000, quando deixou o cargo para disputar as eleições na chapa de Bush.

AOL sob investigação
A AOL Time Warner informou ontem que o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação para apurar se a empresa maquiou balanços. A companhia já era investigada pela SEC (Securities and Exchange Commission).



Texto Anterior: Atividade segue modesta, afirma Federal Reserve
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.