São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

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Disney compra Marvel por
US$ 4 bilhões

Negócio é apontado como o primeiro sinal de consolidação dos estúdios após crise; acordo ainda requer aprovação

Indício de que estúdios com dinheiro em caixa podem aproveitar as oportunidades do mercado fez com que outras ações subissem


JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

A Disney anunciou ontem que comprará por US$ 4 bilhões a Marvel Entertainment, em um negócio apontado como o primeiro sinal de consolidação dos estúdios de Hollywood após a crise.
Com o acordo entre as empresas, passam a fazer parte de um mesmo portfolio personagens tão díspares como Mickey Mouse e Homem-Aranha, Pocahontas e Homem de Ferro e Ursinho Puff e X-Men.
A negociação começou em junho e só foi fechada depois de cumprida uma das exigências da Marvel: a inclusão de ações entre as formas de pagamento. Além do apoio dos acionistas, o negócio precisará da aprovação de órgãos antitruste.
O acordo prevê o pagamento de US$ 30 por ação em dinheiro mais 0,745 ação da Disney para cada ação da Marvel. Na prática, considerando pagamento em dinheiro e em ações, o montante chega a US$ 50 por papel da Marvel, o que representa um prêmio de 29% em relação à cotação de fechamento da última sexta-feira.
A expectativa da Disney é que o negócio seja concluído até o fim deste ano.
Esta não é a primeira vez que a Disney vai às compras. Em 2006, ela adquiriu a Pixar Animation Studios, a criadora do "Toy Story", por US$ 7,4 bilhões em ações.
O sinal de que os estúdios que têm dinheiro em caixa podem aproveitar as oportunidades que surgiram no mercado em razão da crise fez com que as ações da DreamWorks Animation, a companhia por trás dos filmes do "Shrek", subissem, com especulações de que ela poderia ser comprada por uma empresa maior.
A compra da Marvel pode aumentar a influência da Disney em um nicho de mercado que ela vem perdendo espaço: o do público jovem masculino.
Enquanto personagens da Disney como "Hannah Montana" e a programação do seu canal de TV fazem sucesso entre as garotas, os heróis da Marvel, como Thor, Hulk e Quarteto Fantástico, têm mais êxito entre os garotos.

Licenciamentos
O acordo abre espaço para o uso dos 5.000 personagens da Marvel nos parques temáticos da Disney, em seus canais de TV a cabo, sem falar no licenciamento de produtos. O negócio reflete ainda a busca de marcas fortes que possam interessar o consumidor em um momento de queda no mercado de DVDs.
Segundo o presidente da Disney, Robert Iger, os heróis da Marvel não são imunes à tendência do mercado, mas têm mais chances de um resultado favorável.
No longo prazo, no entanto, o principal nicho de mercado é a distribuição dos filmes da Marvel. A Disney afirmou que vai respeitar os contratos em vigor entre a Marvel e outras empresas, mas que no longo prazo pretende atuar neste filão. O blockbuster "Homem de Ferro", com Robert Downey Jr., por exemplo, foi distribuído pela Paramount Pictures, que já tem acordo para o lançamento do segundo filme e de um eventual terceiro. O filme obteve US$ 585 milhões em bilheterias no mundo todo.
Analistas questionam ainda se há espaço para tornar heróis menos conhecidos da Marvel em campeões de bilheteria, já que os mais famosos já se tornaram franquias de sucesso, como o Homem-Aranha. Após o anúncio, as ações da Disney caíram 3% e as da Marvel dispararam 25%.


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