São Paulo, sábado, 02 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Estudo mostra paulistano animado com ações

Antes do início da crise americana neste começo de ano, provocada pelo fantasma da recessão nos EUA, os paulistanos estavam bastante animados para investir em Bolsa.
A conclusão é de pesquisa da H2R Pesquisas Avançadas, feita em dezembro, em São Paulo.
Foram pesquisadas 450 pessoas, homens e mulheres, residentes na cidade de São Paulo, das classes econômicas A, B, C e D e idade que varia de 14 a 65 anos.
O estudo mostra que, em 2007, apenas 1% das pessoas afirmou ter feito esse tipo de investimento. Para 2008, a intenção de aplicar em Bolsa havia subido para 10%.
O levantamento foi feito antes do pânico do dia 21 de janeiro, que derrubou as Bolsas de todo o mundo e fez a Bovespa cair 6,6%.
Para Rubens Hannun, diretor H2R e um dos responsáveis pela pesquisa, no entanto, isso não é motivo desestimular o investimento do paulistano.
"Mesmo com as turbulências recentes, a intenção de investir em Bolsa não deve cair muito além dos 10% durante o ano. As Bolsas geraram muita notícia em 2007", diz.
O objetivo do trabalho era saber como os paulistanos gastaram ou investiram o seu dinheiro em 2007 e qual seria a intenção para 2008.
Entre os que pretendem investir na Bolsa neste ano, a maioria é composta por adultos entre 26 e 35 anos, das classes A e B.
Ao mesmo tempo que todos os itens de consumo -como roupas, eletrodomésticos, automóveis, imóveis e viagens- tiveram um aumento de intenção de compra, o consumidor também previa maior investimento financeiro.
Os artigos em que quase todos os paulistanos tiveram alto índice de consumo no ano passado foram roupas e acessórios.
Mesmo na classe D, que foi a que menos consumiu, 70% adquiriram roupas e acessórios no ano passado. Entre as mulheres, 92% fizeram esse tipo de gasto, contra 84% dos homens.
A aplicação em fundos de renda de fixa teve a adesão de 69% da classe A em 2007. Na classe B, o número cai para 54%, e, na classe C, para 47%.
A intenção para 2008 é conseguir poupar mais, mesmo com a maior expectativa de consumo.
Segundo a pesquisa, independentemente de sexo, idade, estado civil ou classe econômica, os paulistanos não pretendem retirar seu dinheiro das aplicações como poupança ou fundos de renda fixa em 2008.

Bionexo abre operação no México neste ano
A Bionexo, comunidade de compras on-line focada no setor hospitalar, prevê movimentar R$ 1 bilhão em negócios em 2008 entre clientes e fornecedores. Em 2007, foram R$ 600 milhões. Para atingir o valor, a empresa, que hoje atua nos mercados brasileiro, argentino e espanhol abre, ainda no começo deste ano, operações no México. A abertura faz parte de um plano maior de crescimento. "Em dez anos, pretendemos estar nos maiores mercados ibero-americanos", diz Mauricio De Lazzari Barbosa, diretor-presidente da Bionexo.

BLOCO NA RUA
A Refazenda, marca de Recife que confecciona roupas e acessórios ecologicamente corretos e que acaba de inaugurar sua primeira loja em SP, montou uma exposição com fantasias e acessórios usados no Carnaval pernambucano. A empresa trouxe alguns exemplares dos bonecos de Olinda que desfilarão pela Vila Madalena, bairro que abriga a loja, com blocos locais. A exposição ficará aberta ao público até a Quarta-Feira de Cinzas.

TRATAMENTO
A Fecomercio SP teme que a decisão do BC de elevar compulsórios de recursos que poderiam ser usados como lastro para financiamento via leasing possa inibir não só os excessos de demanda -mais particularmente nos automóveis- mas a capacidade de empresas de investir. A dosagem e a via de admissão de um remédio são importantes para o sucesso do tratamento. Por enquanto, o enxugamento é de R$ 40 bilhões -quase 20% dos R$ 209,4 bilhões de recolhimento compulsório no fim de 2007.

BOLSO VAZIO
A Velha Varig exibiu no processo de recuperação judicial extrato do Banco do Brasil com saldo de R$ 95.553.285,18 no dia 23. Há outros R$ 230.693.230,77 para o pagamento dos credores, decorrentes da venda das debêntures emitidas pela Nova Varig à época do leilão judicial. O bolso da velha Varig não estava tão vazio.

ADESÃO
A Bovespa aderiu à Semana Global do Empreendedorismo, que a Endeavor promove em novembro.

PIZZA
A Pizza Hut da Grande São Paulo fechou 2007 com faturamento de R$ 50 milhões, alta de 25% em relação ao ano anterior. Em 2007, houve alta de 14% nos pedidos para entrega em domicílio e incremento da compra média por cliente nos restaurantes da rede, de cerca de 11% ante 2006.

TELEFONE: TIM E BAND TRANSMITIRÃO CARNAVAL PELO YOUTUBE MOBILE
A TIM e a Band, em parceria, farão a primeira transmissão mundial do Carnaval pelo celular. Os clientes da TIM terão acesso à cobertura realizada pela Band no Brasil inteiro pelo YouTube Mobile. O clientes poderão produzir seus vídeos e postá-los de qualquer lugar para compartilhar no site de vídeos. Também será possível assistir à transmissão pelo site da TIM. Para Marco Lopes, diretor de marketing da TIM, "a convergência de internet, conteúdo e mobilidade é uma tendência muito forte no mercado brasileiro".

FRANQUIA
Em 2007, o Caixa Franquias viabilizou a instalação de 65 novas empresas do setor, em um total de R$ 6 milhões aplicados. A perspectiva para 2008 é fechar o ano com mais de cem redes de franquias homologadas e conveniadas. Em janeiro foram homologados dois novos franqueadores.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: Microsoft oferece US$ 44,6 bi por Yahoo!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.