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SUPERMERCADO
Com a compra, grupo passa a operar 143 unidades no país e pula do 6º para o 3º lugar no ranking do setor
Wal-Mart paga US$ 300 mi por Bompreço
DENISE CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL
IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE
O Wal-Mart comprou a rede
brasileira de supermercados
Bompreço, do grupo holandês
Ahold, por cerca de US$ 300 milhões. Com a aquisição, o Wal-Mart passa a operar 143 unidades
no país -118 da nova cadeia.
Com a aquisição, o Wal-Mart
assume a terceira posição no ranking dos maiores supermercados
do país, com faturamento superior a R$ 5,2 bilhões por ano. Anteriormente, o grupo ocupava a
sexta posição. Apesar da melhoria, ainda está longe do Carrefour,
que fatura mais de R$ 10 bilhões, e
da CDB (Companhia Brasileira de
Distribuição) -dona das bandeiras Pão de Açúcar, Barateiro, Extra e Compre Bem, que já ultrapassou a marca dos R$ 11 bilhões.
O presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, afirmou que a
marca Bompreço será mantida. A
idéia, afirmou, é manter também
os fornecedores.
O executivo preferiu não revelar
planos e estratégias, mas afirmou
que a política do grupo é "continuar investindo nas instalações" e
que está otimista para 2004.
A aquisição acontece em linha à
estratégia do grupo Wal-Mart no
mundo. Em vez de crescer
organicamente, ou seja, comprando loja por loja, a companhia
adquire redes locais que a permita
ter presença marcante no mercado onde atua. "Essa foi a melhor
oportunidade que surgiu para o
Wal-Mart no Brasil desde que se
instalou aqui, em 1995. A região
Nordeste deve garantir maior
rentabilidade à empresa, porque é
menor a pressão de concorrentes,
como no Sul e Sudeste do país",
avalia o diretor-geral da Gouvêa
de Souza & Marketing e Distribuição, Marcos Gouvêa de Souza.
Hoje, a empresa emprega cerca de
7.000 pessoas. Com a aquisição,
mais 20 mil funcionários farão
parte do grupo.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, as cinco maiores redes do
país agora concentram quase 40%
das vendas dos supermercados
em todo o país, que movimentam
cerca de R$ 85 milhões por ano.
Para o professor do Ibmec Educacional, Alfredo Reis, o avanço
do Wal-Mart no país aumenta a
concorrência no setor. "Com a
aquisição, a Wal-Mart vai poder
praticar no país a marca da sua
excelência, controlando estoques
e gerenciado lojas a custo perto de
zero", acredita.
Para analistas do setor varejista
consultados pela Folha, o Carrefour sofrerá maior pressão do
avanço do Wal-Mart. Isso porque
ainda está "digerindo" a aposta
que fez há cerca de três anos em
novos formatos de varejo, com a
bandeira Champion, mais popular, e a Dia %, rede de lojas com
foco em preço baixo.
HiperCard
A HiperCard, administradora
de cartão de crédito da rede Bompreço, foi adquirida da Ahold pelo Unibanco, por aproximadamente US$ 200 milhões. Após a
aquisição, o banco assinou um
acordo operacional com a rede
para continuar com as operações
de cartões. O acordo tem validade
de dez anos, afirma o presidente
da Unicard, administradora de
cartões do Unibanco, Marcio
Schettini.
Além do Bompreço, mais de 60
mil pontos-de-venda do Nordeste
aceitam o HiperCard. Com a
aquisição da HiperCard, o Unibanco agrega mais 2,3 milhões de
clientes ativos à sua base de 14,1
milhões de clientes.
A HiperCard é um dos principais meios de pagamento da rede
Bompreço. No ano passado, faturou R$ 3,6 bilhões.
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