São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2004

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SUPERMERCADO

Com a compra, grupo passa a operar 143 unidades no país e pula do 6º para o 3º lugar no ranking do setor

Wal-Mart paga US$ 300 mi por Bompreço

DENISE CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

O Wal-Mart comprou a rede brasileira de supermercados Bompreço, do grupo holandês Ahold, por cerca de US$ 300 milhões. Com a aquisição, o Wal-Mart passa a operar 143 unidades no país -118 da nova cadeia.
Com a aquisição, o Wal-Mart assume a terceira posição no ranking dos maiores supermercados do país, com faturamento superior a R$ 5,2 bilhões por ano. Anteriormente, o grupo ocupava a sexta posição. Apesar da melhoria, ainda está longe do Carrefour, que fatura mais de R$ 10 bilhões, e da CDB (Companhia Brasileira de Distribuição) -dona das bandeiras Pão de Açúcar, Barateiro, Extra e Compre Bem, que já ultrapassou a marca dos R$ 11 bilhões.
O presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, afirmou que a marca Bompreço será mantida. A idéia, afirmou, é manter também os fornecedores.
O executivo preferiu não revelar planos e estratégias, mas afirmou que a política do grupo é "continuar investindo nas instalações" e que está otimista para 2004.
A aquisição acontece em linha à estratégia do grupo Wal-Mart no mundo. Em vez de crescer organicamente, ou seja, comprando loja por loja, a companhia adquire redes locais que a permita ter presença marcante no mercado onde atua. "Essa foi a melhor oportunidade que surgiu para o Wal-Mart no Brasil desde que se instalou aqui, em 1995. A região Nordeste deve garantir maior rentabilidade à empresa, porque é menor a pressão de concorrentes, como no Sul e Sudeste do país", avalia o diretor-geral da Gouvêa de Souza & Marketing e Distribuição, Marcos Gouvêa de Souza. Hoje, a empresa emprega cerca de 7.000 pessoas. Com a aquisição, mais 20 mil funcionários farão parte do grupo.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, as cinco maiores redes do país agora concentram quase 40% das vendas dos supermercados em todo o país, que movimentam cerca de R$ 85 milhões por ano.
Para o professor do Ibmec Educacional, Alfredo Reis, o avanço do Wal-Mart no país aumenta a concorrência no setor. "Com a aquisição, a Wal-Mart vai poder praticar no país a marca da sua excelência, controlando estoques e gerenciado lojas a custo perto de zero", acredita.
Para analistas do setor varejista consultados pela Folha, o Carrefour sofrerá maior pressão do avanço do Wal-Mart. Isso porque ainda está "digerindo" a aposta que fez há cerca de três anos em novos formatos de varejo, com a bandeira Champion, mais popular, e a Dia %, rede de lojas com foco em preço baixo.

HiperCard
A HiperCard, administradora de cartão de crédito da rede Bompreço, foi adquirida da Ahold pelo Unibanco, por aproximadamente US$ 200 milhões. Após a aquisição, o banco assinou um acordo operacional com a rede para continuar com as operações de cartões. O acordo tem validade de dez anos, afirma o presidente da Unicard, administradora de cartões do Unibanco, Marcio Schettini.
Além do Bompreço, mais de 60 mil pontos-de-venda do Nordeste aceitam o HiperCard. Com a aquisição da HiperCard, o Unibanco agrega mais 2,3 milhões de clientes ativos à sua base de 14,1 milhões de clientes.
A HiperCard é um dos principais meios de pagamento da rede Bompreço. No ano passado, faturou R$ 3,6 bilhões.


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